Com PIB fraco, inflação é a menor para agosto em 20 anos
Publicado em 10/09/2018 , por Flavia Lima
Alimento e passagem aérea ficam mais baratos, e inflação cai 0,09% em agosto
Diante de falta de ânimo para gastar dos brasileiros, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) recuou 0,09% em agosto, divulgou o IBGE nesta quinta-feira (6).
Foi a menor taxa para o mês desde 1998, quando o indicador apresentou queda de 0,51%. Sem agosto de 1998, seria a variação mais baixa do índice em agosto da série histórica, iniciada no fim de 1979.
Para especialistas, os cerca de 13 milhões de desempregados e o alto endividamento das famílias inibem o consumo e são peça-chave para entender os preços.
Além disso, transportes e também alimentos e bebidas contribuíram com o resultado, ao registrarem deflação.
O segmento de transportes caiu 1,22% de julho para agosto, enquanto o grupo alimentação recuou pelo segundo mês consecutivo (-0,34%).
"Nunca crescemos tão pouco nem a inflação foi tão baixa por tanto tempo", diz o economista-chefe da corretora Tullett Prebon, Fernando Montero.
Segundo ele, a recessão começou com um brutal choque de oferta em 2015 e preços de tarifas públicas nas alturas, e a inflação disparou.
O teto de gastos, diz Montero, abriu espaço para um cenário de melhora fiscal e a agricultura contribuiu, mas a demanda ainda não veio.
Em 12 meses, a inflação medida pelo IPCA subiu 4,19%. A maioria dos analistas avalia que fechará o ano abaixo da meta estabelecida pelo Banco Central, de 4,5%.
No entanto, um grupo de economistas vem revisando suas projeções para cima, influenciado pelos efeitos do dólar valorizado sobre os preços.
O Bradesco, por exemplo, esperava alta de 4,1% para o IPCA e agora prevê 4,4%. Para o banco, os riscos pioraram, com repasse da desvalorização do real para os preços, em especial o da gasolina.
A consultoria MCM também cita a gasolina como justificativa para revisar para cima a previsão para a inflação (também de 4,1% para 4,4%).
Para a MCM, pesam ainda os reajustes de energia elétrica e a perspectiva menos favorável para as condições hidrológicas ao longo dos próximos meses, que devem levar à manutenção da bandeira vermelha nível 1 no fim do ano.
No sentido inverso, o Banco UBS baixou a projeção para o IPCA --de alta de 4,5% para 4,3%-- por esperar que os efeitos de uma moeda mais fraca sejam parcialmente domados pelo crescimento ainda deprimido do PIB (Produto Interno Bruto) e pela alta taxa de desemprego.
O PIB fraco e o desemprego devem impedir aumentos mais intensos dos preços dos serviços, como cabeleireiros, restaurantes e aluguel.
Para o Itaú Unibanco, a incerteza quanto à continuidade de reformas como a da Previdência e aos ajustes necessários na economia em 2019 pode continuar gerando pressões adicionais sobre os prêmios de risco e a taxa de câmbio, com efeitos sobre a trajetória futura da inflação.
Porém, diante do nível ainda elevado de ociosidade da economia, o Itaú mantém a projeção de alta de 4,1% para o IPCA em 2018.
Fonte: Folha Online - 07/09/2018
Notícias
- 09/05/2025 Como abrir uma conta gov.br
- AGU pede apreensão de passaporte de dirigentes de entidades investigadas por fraude no INSS
- Custo da cesta básica sobe em 15 de 17 capitais em abril, aponta Dieese
- Correios registram prejuízo de R$ 2,6 bilhões em 2024, aponta demonstrações financeiras
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)