Golpistas telefonam para vítimas instalarem ladrão de senhas bancárias, alerta IBM
Publicado em 05/09/2018
A equipe de pesquisadores de segurança digital X-Force alertou nesta terça-feira (4) que golpistas brasileiros estão telefonando para empresas com orientações para realizar um suposto processo de "atualização" do software de proteção do banco. Caso a vítima siga as instruções do criminoso, o computador será contaminado com um vírus que rouba senhas bancárias e pode até derrotar mecanismos avançados de autenticação.
Os especialistas da IBM batizaram o vírus de CamuBot, porque ele está "camuflado" como um software de segurança bancário.
A fraude começa com uma ligação telefônica. O criminoso se identifica como um funcionário do banco e afirma que a vítima precisa visitar um site para determinar se é necessário instalar uma atualização de segurança. O "teste" é falso e sempre retorna um resultado positivo, e a suposta atualização é na verdade o vírus que viabiliza a fraude.
Quando a instalação é terminada, a vítima já estará em um site falso do banco e receberá uma orientação para digitar as informações da conta e a senha. Nesse momento, a senha da conta é recebida pelo hacker. Caso o criminoso tenha todos os dados necessários para aplicar o golpe nessa etapa, ele desliga o telefone, segundo a IBM.
Depois, o vírus permite que o invasor conecte-se ao computador da vítima. Isso garante que qualquer acesso do criminoso à conta bancária seja realizado pelo mesmo computador do correntista, o que impede o banco de detectar alguma anomalia na região de acesso, por exemplo.
A praga também é capaz de instalar softwares especiais que dão acesso a mecanismos mais fortes de autorização. Isso pode ser um Smartcard ou até um equipamento biométrico, segundo a IBM. As capacidades específicas do código nessa área são incertas. Mas, se essa função for necessária, o criminoso dará mais orientações à vítima para que ela "compartilhe" o dispositivo remotamente.
Segundo a IBM, os ataques com o CamuBot começaram em agosto. A empresa avalia que a praga é consideravelmente mais avançada que os outros programas brasileiros que roubam senhas bancárias. Muitos vírus brasileiros aguardam um acesso ao banco por parte da vítima e apenas bloqueiam a tela com imagens falsas enquanto o bandido realiza transferência fraudulentas.
Hackers 'estudam' a vítima
Segundo a IBM, os ataques envolvendo o CamuBot parecem personalizados para cada vítima, inclusive com modificações nos endereços envolvidos no download do vírus ao computador. A companhia especula que é bastante provável que os criminosos realizem uma pesquisa sobre as empresas que serão alvo do golpe antes de iniciar a chamada telefônica.
É possível que os hackers utilizem redes sociais, listas telefônicas e outros dados para descobrir quem é o dono de uma empresa ou quem teria acesso às informações de acesso à conta corrente.
De acordo com os especialistas, só foram registrados ataques com o CamuBot no Brasil.
Dúvidas sobre segurança, hackers e vírus? Envie para g1seguranca@globomail.com
Fonte: G1 - 04/09/2018
Notícias
- 09/05/2025 Como abrir uma conta gov.br
- AGU pede apreensão de passaporte de dirigentes de entidades investigadas por fraude no INSS
- Custo da cesta básica sobe em 15 de 17 capitais em abril, aponta Dieese
- Correios registram prejuízo de R$ 2,6 bilhões em 2024, aponta demonstrações financeiras
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)