Cartão de débito populariza e lidera transações eletrônicas em 2017
Publicado em 06/08/2018
Número de cartões ativos também aumentou, passando de 101,283 milhões em 2016 para 107,599 milhões no ano passado - uma alta de 6,24%
A participação do cartão de débito nas transações eletrônicas aumentou em 2017, chegando a 55,4% do total. Em 2016, a título de comparação, os pagamentos com esse tipo de cartão respondiam a 53,9% de todas as operações.
Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (3) pelo Banco Central (BC). Em nota, a autoridade informou que a popularização do cartão de débito está em linha com seus parâmetros, que têm buscado incentivar os pagamentos eletrônicos.
Segundo a entidade, os cartões de débito lideraram o crescimento entre todas as modalidades de meios eletrônicos. O número de cartões ativos no Brasil aumentou de 101,283 milhões em 2016 para 107,599 milhões em 2017, uma alta de 6,24%.
O total de cartões de créditos também cresceu, saltando de 81,97 milhões em 2016 para 83,52 milhões em 2017 (+1,89%).
Em relação ao número de transações feitas, o total de pagamentos no débito saltou de 6,8 bilhões para 7,9 bilhões entre os anos passado e retrasado, o que corresponde a uma alta de 16,18%. As operações no cartão de crédito subiram de 5,9 bilhões para 6,4 bilhões (+8,47%).
A ascensão dos dispositivos móveis
Na classificação por canais de acesso, o levantamento do Banco Central mostrou que as transações feitas em dispositivos móveis - smartphones, tablets e assistentes digitais (como o Google Assistant, por exemplo) - lideraram as operações financeiras dos bancos em 2017 - e pela primeira vez na história. Até 2016, o acesso remoto (computador, home banking e office banking) ocupava esse posto.
No ano passado, 24,52 milhões de operações financeiras foram realizadas por meio de dispositivos móveis, 20,6 milhões por acesso remoto e 11,24 milhões em caixas eletrônicos. Os canais tradicionais de atendimento, como as agências e os postos de atendimento, ficaram em último lugar, com 8,5 milhões de transações.
Cartão de débito X dinheiro
Apesar da popularização dos cartões magnéticos, o dinheiro ainda é a forma preferida pelo brasileiro para pagar suas compras. Segundo pesquisa do próprio BC divulgada no último dia 19, 60% dos entrevistados utilizam cédulas e moedas com mais frequência.
O percentual é significativo, mas já é menor do que o verificado em 2013, quando correspondia a 78%. O cartão de débito aparece na sequência, sendo a modalidade de pagamento favorita de 22% dos brasileiros; há cinco anos, a fatia era de apenas 9%.
Fonte: economia.ig - 03/08/2018
Notícias
- 08/05/2025 Copom deve elevar juros a 14,75% ao ano, o maior nível em quase 20 anos
- Benefícios sociais garantem rendimento médio recorde de R$ 836 em 2024
- Presidente do INSS determina bloqueio de descontos do consignado
- Crédito consignado ao setor privado com garantia do FGTS atinge marca de R$ 10 bilhões
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)