WhatsApp vai avisar usuário que receber link suspeito, diz site
Publicado em 24/07/2018 , por Márcio Padrão
Aviso tentará impedir ação de cibercriminosos; empresa não confirma nova funcionalidade
O WhatsApp adotou na sexta (20) um novo recurso que permite detectar se um link recebido pelo usuário é suspeito. Segundo o portal "WAbetainfo", o recurso surgiu a partir da atualização da versão beta para Android número 2.18.204, mas continuou a ser aprimorado. Agora, na versão beta 2.18.222, ele já está pronto.
Tarja vermelha deve aparecer em cima do link suspeito, de acordo com o site 'WAbetainfo' -
Atualmente apenas usuários que participam do programa beta do WhatsApp podem ter acesso ao recurso. Ele deverá ser lançado para todos os usuários de iOS, Android e Windows Phone nos próximos meses.
O "WABetaInfo" testou a nova funcionalidade em uma versão para desenvolvedores do app. O site enviou uma mensagem com um link com letra adulterada, como o da imagem acima. Perceba que a letra "i" foi substituída por um caractere especial similar, uma pequena barra vertical.
Quando o usuário do WhatsApp Beta recebeu o link, o WhatsApp o marcou como suspeito, com um aviso em vermelho. E que, portanto, não é recomendável clicar nele, pois poderá levar a algum site criado por cibercriminosos, para roubar dados pessoais, por exemplo.
Se o usuário tentar clicar nele, aparecerá uma janela pop-up dizendo: "Link suspeito. Este link possui caracteres incomuns. Ele pode estar tentando se passar como um outro site." Daí a janela dá duas opções: abrir o link mesmo assim, ou voltar.
Aviso diz, em inglês, 'Link suspeito. Este link contem um caractere incomum. Ele pode estar tentando parecer com outro site. Leia mais'
Segundo o "WABetaInfo", o WhatsApp detecta o link como suspeito localmente, isto é, nenhum dado é lido nos servidores do WhatsApp ou do Facebook para verificar se o link é suspeito. Tudo é feito pelo app.
O Whatsapp afirmou que não irá comentar sobre a possível nova funcionalidade.
Fonte: Folha Online - 23/07/2018
Notícias
- 08/05/2025 Copom deve elevar juros a 14,75% ao ano, o maior nível em quase 20 anos
- Benefícios sociais garantem rendimento médio recorde de R$ 836 em 2024
- Presidente do INSS determina bloqueio de descontos do consignado
- Crédito consignado ao setor privado com garantia do FGTS atinge marca de R$ 10 bilhões
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)