Perfil financeiro: quem é você nas finanças?
Publicado em 10/05/2018

Quem é você na fila do pão? Ou melhor, nas finanças? O interessante das finanças é que não existe maneira certa de economizar, melhor investimento, … tudo depende do seu perfil e é sobre ele que vamos falar hoje no vídeo do Econoweek.
A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) fez uma pesquisa em que ela identificou que o brasileiro costuma ter um de cinco perfis de finanças distintos. Após apenas algumas perguntas, a associação consegue te enquadrar em um dos perfis.
O construtor é a pessoa que não se importa em poupar aos poucos. São consumidores organizados e controlados, têm jogo de cintura pra lidar com imprevistos e acabam até ajudando os mais próximos. O despreocupado não quer pensar em dinheiro. Não necessariamente é enrolado em dívidas, mas acha que controlar as finanças dá trabalho e fica longe disso.
O camaleão vive com o cobertor curto. Sempre dá um jeito pra fechar as contas, podendo inclusive recorrer a créditos. O dinheiro acaba servindo somente para o presente, para pagar contas, e nunca sobra nada pra investir.
O sonhador tem grandes sonhos e ambições, mas para realizá-los não pensa no dia a dia. Acredita que precisa ganhar muito, receber uma herança, investir um grande valor pra conseguir tirar o sonho do papel. O planejador tem uma meta e no dia a dia toma decisões indo em linha com o que deseja.
Agora pra que saber o perfil? Para saber por onde começar a melhorar as finanças. O vídeo traz um pouco de dicas para cada tipo de pessoa.
Fonte: Folha Online - 09/05/2018
Notícias
- 07/05/2025 Corrupção do INSS: as estranhas coincidências
- Planos de saúde: proposta da ANS prevê reajuste extra e menos tempo para comunicar consumidor
- Lula dá aval a medida provisória que amplia gratuidade da conta de luz, diz ministro
- Consumidora que ficou 24 horas sem energia elétrica deve ser indenizada
- Mercado Livre abre mais de 600 vagas em diferentes modalidades de trabalho
- Copom deve subir juro para 14,75% ao ano, o maior patamar em quase duas décadas
- Passageiro que teve mala extraviada deve ser indenizado por companhia aérea
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)