Para ganhar espaço nos aviões, empresa quer colocar passageiros quase de pé
Publicado em 25/04/2018
Empresa italiana diz que assentos verticais podem aumentar em até 20% a capacidade de passageiros transportados por voo e reduzir peso em até 50%
A empresa italiana Aviointeriors desenvolveu um projeto que pretende aumentar em até 20% o número de passageiros por voo. Para isso, a ideia foi criar assentos que otimizam o espaço interno da aeronaves. Uma notícia boa para as companhias aéreas, mas preocupante para os consumidores, que devem ficar cada vez mais apertados durante suas viagens.
Chamado de Skyrider 2.0, o projeto prevê que os passageiros fiquem em uma posição mais vertical, praticamente em pé. Isso diminui a necessidade de espaço entre as fileiras e permite que as companhias aéreas coloquem mais assentos.
Ao contrário do que acontece nos voos tradicionais, o Skyrider 2.0 utiliza o teto do avião para dar sustentar os assentos. Segundo a empresa italiana, os passageiros terão apenas 58 centímetros de espaço para as pernas.
Como base de comparação, as poltronas com menos espaço utilizadas atualmente têm cerca de 74 centímetros de espaço. A Latam, que opera alguns dos voos com menor espaço em todo o mundo, oferece no mínimo 71 centímetros para as pernas dos consumidores.
Além disso, a poltrona vertical também apresenta outros benefícios, como a redução do peso, que pode cair em até 50%. Este número é importante principalmente para empresas de baixo custo, que precisam buscar o máximo de eficiência, pois a diminuição no peso da aeronave pode resultar em economia de combustível para a companhia aérea.
De acordo com a Aviointeriors, estes novos modelos vão possibilitar viagens de avião para pessoas que, hoje em dia, não conseguem pagar. Essa não é a primeira versão do Skyrider, que já havia sido apresentado – sem sucesso – em 2010.
Companhias aéreas como Spring Airlines e Ryanair já tentaram implantar assentos verticais nos últimos anos. As propostas, no entanto, não chegaram a ser levadas adiante, visto que não há previsão legal para que passageiros voem em pé. Até mesmo a Airbus já flerto com a criação de ssentos não convencionais. No ano de 2014, por exemplo, a empresa registrou a patente de assentos similares aos utilizados em bicicletas.
Fonte: Brasil Econômico - 24/04/2018
Notícias
- 06/05/2025 Câmara deve instalar comissão para analisar proposta de isenção de imposto de renda
- Golpes no Dia das Mães: veja como se proteger nas compras online
- Petrobras anuncia nova redução de 4,6% no preço do diesel nas refinarias
- INSS sabia há 6 anos de risco de golpes contra aposentados rurais
- Às vésperas de reunião do Copom, mercado reduz previsão de juros e inflação para 2025
- Município de Campinas e autarquia indenizarão familiares de paciente que faleceu após evasão hospitalar
- Vendedor pode responder por obrigações do imóvel posteriores à posse do comprador
- Vendas de veículos recuam 5,5% em abril ante o mesmo mês de 2024, aponta Fenabrave
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)