Prazo para envio do IR começa nesta quinta
Publicado em 02/03/2018

Dependentes acima de 8 anos deverão ter CPF informado
Começa nesta quinta (1º) o período para envio do Imposto de Renda 2018 (ano-base 2017). O prazo vai até as 23h59 de 30 de abril. A Receita Federal estima que 28,8 milhões de declarações serão entregues —foram 28,5 milhões em 2017.
A principal mudança é a exigência da inclusão do CPF dos dependentes com 8 anos ou mais —no ano passado, a regra valia para 12 anos.
Além disso, as fichas de bens terão mais campos, como IPTU do imóvel e Renavam do carro. O preenchimento será obrigatório a partir de 2019, mas especialistas recomendam que já seja feito.
"No caso do veículo, é mais fácil porque o número está no documento do carro. Para imóveis, é preciso ir atrás de escritura ou matrícula. Segunda via pode ser solicitada no cartório de notas ou de registro de imóveis", diz Samir Choaib, sócio do Choaib, Paiva e Justo Advogados.
"Cada vez mais a Receita fecha o cerco com a centralização e o cruzamento de dados", diz Antonio Colucci, advogado tributarista do Chamon Santana Advogados
Valter Koppe, auditor fiscal e supervisor do IR em SP, afirma que os cruzamentos são permanentes, mas não envolvem uma categoria profissional específica.
Ele afirma, porém, que alguns profissionais liberais, como médicos, dentistas e advogados, passaram a ter de detalhar e individualizar as informações de pagamentos recebidos, e o mesmo será exigido dos corretores de imóveis neste ano.
Sem dúvidas
Foi publicada, em outubro de 2017, uma instrução normativa unificando regras e esclarecendo a interpretação que a Receita vem dando a certos assuntos.
Um deles é a possibilidade de o filho ser considerado dependente por apenas um dos pais no caso de guarda compartilhada. "A Receita já pegava isso, mas agora ganha a força de norma", diz Koppe.
A lista de dispensa de tributação também foi atualizada e agora inclui, por exemplo, indenização de desapropriação por utilidade pública ou interesse social e verbas recebidas por dano moral.
O fisco esclarece ainda que despesas de fertilização in vitro são dedutíveis somente na declaração do paciente que recebeu o tratamento.
Para ajudar a sanar dúvidas, a Folha começa a receber as questões enviadas pelos leitores nesta quarta. Perguntas devem ser enviadas para o e-mail ir2018@grupofolha.com.br.
A Folha publica as respostas que possam abranger o maior número de leitores
Fonte: Folha Online - 01/03/2018
Notícias
- 05/05/2025 INSS prepara plano para ressarcir vítimas de fraude; aposentados rurais representam 67% dos atingidos
- Novo recorde: Brasil tem mais de 69 milhões negativados
- Consumo de energia aumenta 2,1% no primeiro trimestre no Brasil, afirma relatório
- Vai comprar presente para o Dia das Mães? Saiba como escapar de fraudes
- Crime contra idosa tem pena aumentada
- Nova regra para trabalho no comércio aos domingos vai entrar em vigor em julho
- Salário mínimo ideal deveria ser de R$ 7,3 mil; entenda a conta
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)