Temer só vai entregar os cargos se aprovar PEC 287
Publicado em 17/11/2017
Rio - O presidente Michel Temer decidiu condicionar a nova distribuição de cadeiras nos ministérios aos votos que serão dados pelos partidos aliados para a Reforma da Previdência. Segundo a Agência Estadão Conteúdo, Temer está empenhado em aprovar na Câmara mudanças nas concessões de aposentadorias do INSS até meados de dezembro. O presidente quer deixar as trocas na equipe acertadas, mas só entregar efetivamente cargos aos aliados após conferir o painel de votação.
Temer aposta as fichas na aprovação da proposta, mesmo que seja modificada. A reforma enfrenta forte resistência no Congresso. O texto inicial, mais prejudicial ao trabalhador, precisou ser revisto. A negociação se concentra em fixar idade mínima para a aposentadoria e unificar as regras dos servidores com as da iniciativa privada.
A estratégia de Temer foi definida para evitar surpresas de última hora. O Palácio do Planalto avalia que, se a Câmara não aprovar a reforma até dezembro - deixando para o Senado votar em fevereiro -, nada mais passará em 2018, ano eleitoral. Por se tratar de emenda constitucional (PEC 287), o texto terá de ser aprovado - em duas votações - por, pelo menos, 308 deputados.
NOVO ESTUDO
Para tentar aprovar a PEC 287, uma nova fórmula de cálculo estaria em estudo para ser enviada à Câmara. De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, seriam exigidos 44 anos de contribuição para o INSS dos trabalhadores a fim de que pudessem receber o valor máximo do benefício.
A regra determina que a aposentadoria para quem completar idade mínima que deve ser estabelecida (62 anos para mulheres e 65 anos, homens, item que o governo não abre mão), e 15 anos de contribuição equivalha a 50% da média salarial do trabalhador. A mudança não pega segurado com direito a um mínimo.
Estratégia desagrada aliados
A postura de Temer em relação à troca de ministros desagradou o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Ele criticou a intenção do Planalto de fazer a mudança nos ministérios, dizendo que pode atrapalhar a recuperação econômica e até mesmo o ambiente político.
"Olhando de longe, acho que vai parar o governo. Trocar todos os ministros no final do ano, momento em que as ações mais importantes estão em andamento, vai dar freio na execução de bons projetos", disse Maia à Agência Estadão Conteúdo. Ele considera uma tentativa do governo em transferir a responsabilidade pela aprovação da reforma ao Congresso.
Fonte: O Dia Online - 16/11/2017
Notícias
- 30/04/2025 Diretor-geral da Aneel pede vista de processo sobre revisão tarifária da Light
- Gás de cozinha é único combustível a registrar alta na semana de 20 a 26 de abril, diz ANP
- Caesb é condenada a indenizar consumidores por falha no fornecimento de água
- Dia do Trabalho: bancos abrem no feriado? E os Correios? Veja o que vai funcionar no 1º de maio
- Condenado homem que forneceu máquina de cartão para extorquir vítima de sequestro relâmpago
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)