Veja como economizar em passagens de avião
Publicado em 13/11/2017
Rio - Para quem ainda não se programou para as férias de fim de ano, um levantamento feito pelo site Kayak, buscador de viagens, pode ajudar muito na hora de comprar as passagens aéreas. A plataforma promoveu estudo que revela com quanto tempo de antecedência e em que dias da semana viajar para economizar ao máximo em bilhetes aéreos nacionais e internacionais. O viajante consegue reduzir preços em até 32% em voos internacionais.

De acordo com Eduardo Fleury, gerente do Kayak Brasil, mesmo que o consumidor resolva fazer viagem em cima da hora, no período de férias escolares, encontra bilhetes mais em conta. "A gente observou que se fizer reserva com sete dias de antecedência, viajando no sábado e voltando domingo, a pessoa chega a economizar, em média, 30% dependendo para onde está indo em voos nacionais".
Para os que planejam, a melhor antecedência para compra de voos domésticos é de 60 dias da data da viagem. Com ida no sábado e volta na quinta, a economia chega a 16%.
Nos destinos internacionais, para quem compra passagens em cima da hora - com até 7 dias de antecedência da data de viagem - o Kayak recomenda que se adquira passagem com ida na quarta-feira e retorno no domingo, o que pode garantir até 32% de economia.
Já quem se organiza com antecedência para a compra de passagens de viagem internacional, o ideal é fazer a reserva 60 dias antes da data que pretende viajar, o que pode garantir uma economia de 9,7%. Com voo de ida para uma quinta-feira e volta em uma quarta, pode-se economizar mais 7%.
"Esse estudo que a gente fez depende muito menos do horário de busca da passagem e muito mais do horário da passagem em si. É preciso esclarecer para não confundir os consumidores. Aquela história de que entrar na internet de madrugada para encontrar viagens mais baratas é lenda", explica Fleury.
Para isso, ele orienta o alerta de preços que a plataforma tem. "Essa função é uma dica que irá disparar um aviso para o consumidor a passagem mais barata para o local que ele está querendo viajar, sem limite do número de buscas".
Planejamento financeiro para a viagem
Na avaliação de Reinaldo Domingos, o ideal é que as pessoas se preparam com antecedência para fazer viagem no período de férias escolares. "O planejamento financeiro é importante para realizar esse sonho sem ter dores de cabeça, especialmente na volta, tendo altas prestações para pagar", orienta.
Na hora de pagar, é válido negociar, especialmente se for fazer à vista. Se quiser parcelar é preciso atentar se a parcela caberá no orçamento mensal. "Durante a viagem é válido seguir o planejamento e ter sempre uma reserva financeira equivalente a 30% do valor total da viagem, caso haja imprevistos - sejam eles positivos ou negativos", explica o especialista.
Domingos dá dica: evitar levar vários cartões. "O viajante pode ter, no máximo, dois cartões de crédito, com vencimentos próximos e posteriores a data da viagem", indica.
Fonte: O Dia Online - 12/11/2017
Notícias
- 21/05/2025 Preço da dúzia de ovos subiu 43% desde dezembro, informa Procon-SP
- 99Food promete R$ 250 por dia e pressiona iFood
- INSS vai exigir biometria para desbloquear novos empréstimos consignados a partir desta sexta
- Ministério do Turismo e IFSul oferecem 6 mil vagas para cursos de qualificação
- Governo descarta corrigir tabela do IR: "Não temos condições"
- Concurso do Exército com 440 para a EsPCEx tem inscrições prorrogadas
- Banco deve devolver valores cobrados acima de contrato de empréstimo
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)