Gilberto Braga: feiras em extinção
Publicado em 10/11/2017 , por Gilberto Braga
As feiras livres simbolizavam o mercado em sua plenitude, numa versão microscópica
Rio - Os hábitos de consumo mudaram nos últimos anos, principalmente os de alimentação. Lembro-me bem de quando era criança, eu ia à feira livre aos domingos com meu avô João, em Vila Isabel. Ele dizia que se o menino não aprovasse, não compraria o produto. Pois hoje, as feiras estão desaparecendo, encolhendo de tamanho e de variedade.
As feiras livres simbolizavam o mercado em sua plenitude, numa versão microscópica. Fornecedores e consumidores atuando ao mesmo tempo, geram concorrência, sem interferência do governo em transações e preços. Ou seja, as curvas de oferta e demanda em livre interação determinavam preços justos.
E mais, sem inadimplência, porque os pagamentos eram à vista, em dinheiro. O mundo contemporâneo provocou a falta de tempo na vida das pessoas. Gasta-se, hoje, numa grande capital, mais de duas horas em deslocamentos para ir e vir do trabalho.
Talvez seja uma das explicações para o esvaziamento das feiras. É preciso racionalizar o tempo disponível, o que leva a escolha por fazer compras em supermercados, onde se pode encontrar todos os alimentos e tudo o que a pessoa precisa, como produtos de limpeza, utensílios, roupas e eletrodomésticos.
O resultado disso tudo é que a população come mal. Abusa das refeições gordurosas, congeladas e do fastfood. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, nos últimos 35 anos, a obesidade aumentou quase cinco vezes entre homens e mais do que duplicou entre mulheres. Hoje, 57% da população tem excesso de peso.
Essa mudança no padrão alimentar da população, revela a substituição da culinária tradicional por produtos processados e prontos para o consumo. De acordo com a OMS, só um em cada três adultos consome frutas, legumes e verduras regularmente. O almoço e o jantar são substituídos por lanches em 7 ou mais vezes por semana por 14% população.
Obviamente, as indústrias de alimentos e de bebidas se aproveitam dessa tendência e cada vez mais oferecem produtos práticos e instantâneos, que engordam seus lucros. Entretanto, numa visão social, esse movimento é perverso. Quanto mais obesos forem os cidadãos, maiores são riscos do desenvolvimento da hipertensão e do colesterol alto, que acabam desencadeando problemas de saúde. No final, quem paga a conta dessa “gordice” é você mesmo.
Fonte: O Dia Online - 09/11/2017
Notícias
- 30/04/2025 Diretor-geral da Aneel pede vista de processo sobre revisão tarifária da Light
- Gás de cozinha é único combustível a registrar alta na semana de 20 a 26 de abril, diz ANP
- Caesb é condenada a indenizar consumidores por falha no fornecimento de água
- Dia do Trabalho: bancos abrem no feriado? E os Correios? Veja o que vai funcionar no 1º de maio
- Condenado homem que forneceu máquina de cartão para extorquir vítima de sequestro relâmpago
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)