Anatel: Clientes devem ser ressarcidos por danos em cabos de fibra ótica F
Publicado em 30/10/2017
Incidente teve início na última quarta-feira (24) e afetou estados do Norte e Nordeste; Rompimento dos cabos de fibra ótica foi causado por terceiros
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou que as operadoras, cujos serviços foram interrompidos desde a última terça-feira (24), nos estados do Norte e Nordeste devem ressarcir os clientes, mesmo que o rompimento dos cabos de fibra ótica tenha sido causado por terceiros.
A postura da Anatel é vista com positividade pelos clientes do Acre. Segundo o diretor do Procon do estado, Diego Rodrigues, a situação mais grave ocorreu no Acre, uma vez que todas as operadoras ficaram sem sinal de telefonia em toda a região durante a quarta-feira (25) e a quinta-feira (26).
Rodrigues declarou que o Procon notificou a Oi, a Claro, a Tim e a Vivo para que prestem informações sobre a situação do serviço que foi interrompido nas datas. “Aguardamos por um posicionamento oficial e, de acordo com as respostas, instauraremos um processo administrativo que pode resultar na aplicação das multas previstas no Código de Defesa do Consumidor ”, relatou.
Descaso?
O diretor do órgão apontou que embora os serviços das operadoras sejam caros, problemas relacionados às telecomunicações são frequentes, e que por isso, o Procon orienta que se o consumidor se sentir no prejuízo que os procure para formalizar a queixa e solicitar maior rigor da Anatel na fiscalização das operadoras.
Na última quinta-feira (26), os clientes das regiões sul e leste do Maranhão e do Pará também tiveram os serviços da Oi afetados por terceiros. Mais cedo, no mesmo dia, os serviços de telefonia móvel, banda larga e telefonia fixa da operadora foram interrompidos no Acre e em Rondônia. Segundo a Anatel, a Oi demorou cerca de quatro horas para reestabelecer a prestação dos serviços no Acre e em Rondônia.
Entretanto, na quarta-feira (25) houve o rompimento de outra fibra da Oi no Acre, que ocasionou na ausência dos serviços entre as 23h e 2h de quinta-feira (26). Clientes da Embratel também foram afetados, entretanto a espera pelo retorno dos serviços demorou 15 horas.
Mais um dia. Por volta de 12h30 de quinta-feira (26), outra fibra ótica da Oi no Acre foi rompida. A Agência Nacional declarou que a via foi recuperada por volta das 14h. Segundo o coordenador de projetos da CPqD, Fernando Gobbi, esses rompimentos de cabos de fibra ótica são causados por diversas razões.
“Há muito problema com o rompimento de cabos, seja provocado por construções e serviços de terraplanagem, seja porque ladrões os confundem com os que têm fios de cobre e os roubam. Para evitar a interrupção dos serviços, as empresas costumam usar um sistema de proteção que permite que os sinais sejam desviados para outras vias quando uma fibra se rompe. Mas quando ocorre o duplo rompimento, a interrupção é inevitável”, explica Gobbi, que revela já haver tecnologias disponíveis no mercado que agilizam a identificação do problema, proporcionando que o reparo seja feito em menos tempo.
“É uma solução que não impede que o cabo se rompa, mas que evita que os técnicos percam muito tempo procurando o ponto onde houve o rompimento, reduzindo o prejuízo para os consumidores”, conclui.
Grau de satisfação do consumidor
A Anatel planeja concluir até o final de novembro as 140 mil entrevistas com consumidores de serviços de banda larga fixa, telefonia fixa e móvel e TV por assinatura para medir o grau de satisfação dos clientes com os serviços prestados pelas operadoras. Os resultados devem ser divulgados em março de 2018.
Fonte: Brasil Econômico - 27/10/2017
Notícias
- 30/04/2025 Diretor-geral da Aneel pede vista de processo sobre revisão tarifária da Light
- Gás de cozinha é único combustível a registrar alta na semana de 20 a 26 de abril, diz ANP
- Caesb é condenada a indenizar consumidores por falha no fornecimento de água
- Dia do Trabalho: bancos abrem no feriado? E os Correios? Veja o que vai funcionar no 1º de maio
- Condenado homem que forneceu máquina de cartão para extorquir vítima de sequestro relâmpago
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)