Alex Campos: Vai! E se der medo...Vai com medo mesmo
Publicado em 17/10/2017
Rio - Existem muitas provas em "carne e osso" sobre o que eu costumo escrever aqui a respeito de "empreendedorismo" que é a coragem ou a vocação para criar, agir e correr riscos. Exatamente como fez a Jane Muniz (foto), dona em "carne e osso" do Spa das Sobrancelhas. Ela já morou em comunidade e hoje é o nome por trás de uma rede, com mais de 400 franquias em todo o país, que já fatura por ano quase R$ 100 milhões. A empresária enfrentou falência em um primeiro negócio, superou com dignidade o fracasso e chamou para si a responsabilidade de recomeçar tudo novo de novo.
Quem vê a Jane, de 37 anos, fundadora do Grupo Beauty, uma fusão de sete marcas, incluindo o já famoso spa, não imagina sua trajetória dura e difícil sem a mãe (que ela perdeu aos 8 aninhos) e com o pai (que a criou sozinho, junto a outra irmã e mais dois irmãos). "A gente morava no Fubá (Madureira, Zona Norte do Rio). Era uma família cercada de pobreza e violência. Meu irmão mais velho se perdeu no tráfico. Foi terrível, mas aquilo me ensinou a importância das escolhas que fazemos na vida".
Desde pequena Jane fez bicos e encarou vários empregos: atendente, secretária, vendedora de lojas... até conhecer o mundo da beleza trabalhando em uma perfumaria. Foi quando ela e o então namorado Marko Porto, hoje marido e sócio fizeram um curso de cabeleireiro. Com 19 anos e R$ 8 mil, Jane abriu seu primeiro salão. O primeiro sucesso, porém, não foi suficiente para evitar a primeira falência. "Liguei para todo mundo e avisei que ia começar de novo e que pagaria como pudesse. A grande lição que tirei de tudo isso é que sinceridade ajuda a conquistar confiança".
A seguir, conheça outras grandes lições dessa grande empreendedora que, como tal, não se dá por vencida. O que Jane nos ensina com sua história de privações e provações é que, para fazer as pazes com o dinheiro, é preciso, acima de tudo, estar em paz com as pessoas. E ainda: quando a crise estiver feia, ponha sobrancelhas nela.
AS 10 DICAS DA PODEROSA JANE
1 Vai! E se der medo, vai com medo mesmo. A primeira vitória é ter sempre coragem de dar o primeiro passo.
2 Nunca desista de um sonho só por causa do tempo que você vai levar para realizá-lo. O tempo vai passar de qualquer forma, para todos nós.
3 Trace algumas metas e, só quando as atingir, trace outras metas. Suba um degrau de cada vez.
4 Nenhum obstáculo será grande o bastante, se a vontade de vencer for maior. Encare todos os problemas como desafios a serem vencidos.
5 O importante não é vencer todo o dia, e sim nunca desistir de lutar. A persistência é o caminho mais rápido para o sucesso.
6 Já foi passado para trás? Já duvidaram de você? Recolha todas as pedras que já jogaram e monte o seu castelo. Use a dor como fonte de motivação.
7 Tenha foco em seu objetivo, saiba aonde quer chegar. Descubra o que você ama e invista nisso. Quando alguém faz o que gosta, tende a fazer o melhor, fazer com amor.
8 Você é dono do seu destino. Não fique contando com a sorte. Não espere que alguém faça por você. Não aguarde por um milagre. Se a vitória será sua, a batalha também deve ser.
9 Ajude o próximo, pois, quando você precisar, terá a quem recorrer. É mais fácil vencer batalhas com um exército do que sozinho. Entretanto, exija menos dos outros e mais de si mesmo.
10 E, quando finalmente atingir o sucesso, tenha humildade. Lembre-se de onde veio, divida a vitória com todos que te ajudaram. O mundo gira. Se você quer permanecer no topo, continue lutando.
Fonte: O Dia Online - 16/10/2017
Notícias
- 30/04/2025 Diretor-geral da Aneel pede vista de processo sobre revisão tarifária da Light
- Gás de cozinha é único combustível a registrar alta na semana de 20 a 26 de abril, diz ANP
- Caesb é condenada a indenizar consumidores por falha no fornecimento de água
- Dia do Trabalho: bancos abrem no feriado? E os Correios? Veja o que vai funcionar no 1º de maio
- Condenado homem que forneceu máquina de cartão para extorquir vítima de sequestro relâmpago
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)