Por que um picolé custa mais caro nos dias de verão?
Publicado em 02/10/2017 , por Samy Dana e Artur Motenegro
Por que os preços oscilam? Como os mercados conseguem se regular? Durante séculos, economistas debateram entre si e buscaram a compreensão das dinâmicas de mercado e sobre como os preços são determinados. Falecido em fevereiro de 2017 aos 95 anos, o economista Kenneth Arrrow conseguiu trazer uma resposta para o problema.
A Teoria do Equilíbrio Geral, trabalho que lhe deu o prêmio Nobel de Economia de 1972, aos 51 anos de idade – o mais jovem a ganhar o prêmio –, estabelece que elementos distantes de uma economia influenciam um ao outro, mesmo afastados, e que, em tal cenário, os preços tendem a se ajustar para que o equilíbrio geral ocorra. O trabalho, feito em conjunto com Gerard Debreu (ganhador do prêmio Nobel de 1983), resultou na formulação de sua teoria, na qual os dois aperfeiçoaram o modelo de equilíbrio geral proposto anteriormente por Léon Walras.
A teoria walrasiana cometia o equívoco de supor que os preços relativos das mercadorias deveriam ser os mesmos nos diversos períodos. Na prática, não é assim. Veja o caso do sorvete: sabe-se que seu preço oscila. Nos dias mais quentes, um picolé custa mais caro do que nos dias frios. Walras desconsiderava tais variações, de modo que o preço do sorvete seria o mesmo, tanto no calor, quanto no frio.
Debreu e Arrow provaram em trabalhos complementares que os preços dos produtos variam de acordo com a situação em que estão dispostos, como mostra Debreu em seu livro “Teoria do Valor”. Arrow, diferente de Debreu, procurou expandir a teoria para o mundo das finanças e foi muito bem-sucedido revolucionando, também, essa área.
Na área de finanças, o equilíbrio de Arrow funciona como uma espécie de seguro para certos produtos (Arrow-Debreu Security), e exerce importante papel para o mercado de derivativos. Neste mercado, o seguro funciona como uma opção de compra ou venda caso uma dada condição ocorra.
Para exemplificar, imagine a compra de 1.000 sacas de soja por R$50. Junto com a operação, o comprador faz um seguro por um dado valor. Nele, tem-se uma opção de venda por R$48 caso o governo chinês imponha barreiras de importação de soja brasileira – o país é o maior importador de soja do Brasil. Caso tal cenário se torne realidade, o segurado poderá exercer seu poder de venda, de modo a não amargar grandes perdas com a medida chinesa.
A contribuição da Teoria do Equilíbrio de Arrow tanto na ciência econômica, como no mundo das finanças, mostra-se de grande importância. A noção da variação de preços em certos cenários permitiu um grande avanço na compreensão das dinâmicas de mercado, de modo a ter permitido o grande crescimento da indústria de derivativos.
Fonte: G1 - 01/10/2017
Notícias
- 30/04/2025 Diretor-geral da Aneel pede vista de processo sobre revisão tarifária da Light
- Gás de cozinha é único combustível a registrar alta na semana de 20 a 26 de abril, diz ANP
- Caesb é condenada a indenizar consumidores por falha no fornecimento de água
- Dia do Trabalho: bancos abrem no feriado? E os Correios? Veja o que vai funcionar no 1º de maio
- Condenado homem que forneceu máquina de cartão para extorquir vítima de sequestro relâmpago
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)