Consumidores poderão ser pagos pelas informações que fornecem online
Publicado em 28/09/2017
Modelo de micropagamento pode contribuir para que consumidores sejam pagos futuramente pelas informações que compartilham na internet; confira
Descubra o que é micropagamento e como pode gerar dinheiro pelas informações compartilhadas
Em um mundo globalizado, altamente interligado, as informações são tudo. A economia do “big data” está sendo vista por muitas pessoas como uma nova possibilidade de ganhar dinheiro . Porém, como fazer isso se empresas recebem dados preciosos dos usuários – que na maioria das vezes os fornecem gratuitamente –, em função de determinado serviço web personalizado?
As empresas são capazes de coletar dados dos consumidores, seja de informações diretas ou de natureza comportamental, através dos diferentes serviços da web que utilizam. Algumas instituições podem pedir para que os usuários cliquem em caixas de seleção ou respondam a uma pergunta captcha , optando também por questões mais pessoais. Vale ressaltar que esses dados são usados para treinar os sistemas de aprendizado de máquinas, com o intuito de melhorar seus algoritmos.
"A defesa desta prática é que essas empresas oferecem serviços gratuitos e que merecem alguma recompensa por sua inovação e engenho. As recompensas que recebem são desproporcionais", afirmou John Danaher, da Faculdade de Direito da NUI Galway, à Digital Trends.
Com isso, pode-se perguntar: os consumidores estão sendo enganados? Devem obter mais dos dados que compartilham ou fornecem às empresas? O pioneiro da realidade virtual (VR), Jaron Lanier, certamente pensa assim. Em seu livro, Who Owns the Future ?, ele sugere um modelo de micropagamento potencial.
Dados úteis
Sob o esquema de micropagamento de Lanier, para todos os dados que as empresas acham úteis – como nos algoritmos de aprendizado de máquinas que os alimentam — a pessoa que forneceu a informação deve receber alguma forma de recompensa. É um modelo semelhante ao utilizado pelo Google e pela Apple, em relação aos criadores de conteúdo. Esses indivíduos recebem o pagamento de um vídeo do YouTube bem sucedido, por exemplo, onde o sucesso é definido por determinadas métricas.
Da mesma forma, os dados mais úteis podem ser facilmente determinados por meio de uma fórmula que explica o local onde se originaram e a importância do treinamento de um sistema para executar funções específicas. Isso significa que o valor relativo dos dados seria diferente de um tipo para o outro.
O raciocínio de tal esquema torna-se ainda mais convincente quando se considera o futuro do emprego em face da crescente automação inteligente. Afinal, não são robôs inteligentes treinados usando informações fornecidas por seres humanos? Juntamente com os modelos de renda básica universal, o micropagamento dos dados pode ajudar a cobrir os empregos extintos por essas novas tecnologias.
Fonte: O Dia Online - 27/09/2017
Notícias
- 30/04/2025 Diretor-geral da Aneel pede vista de processo sobre revisão tarifária da Light
- Gás de cozinha é único combustível a registrar alta na semana de 20 a 26 de abril, diz ANP
- Caesb é condenada a indenizar consumidores por falha no fornecimento de água
- Dia do Trabalho: bancos abrem no feriado? E os Correios? Veja o que vai funcionar no 1º de maio
- Condenado homem que forneceu máquina de cartão para extorquir vítima de sequestro relâmpago
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)