Veja como conferir quem teve benefício cancelado
Publicado em 24/08/2017 , por MARTHA IMENES

Segurado que recebe auxílio-doença e não passou pelo pente-fino do INSS porque não foi localizado ou teve alta, tem como verificar situação pelo 135 ou na internet
Rio - O prazo para apresentação de beneficiários de auxílio-doença que não foram encontrados e não passaram pelo pente-fino do INSS acabou no último dia 21. Com isso, 2.072 benefícios acabaram cancelados no Estado do Rio. Vale lembrar que no dia 1º de agosto uma lista de segurados foi publicada no Diário Oficial da União com o nome de quem não havia sido encontrado devido a inconsistência no endereço.
Nem perícia, nem lista do DOU. E agora, como fazer para saber se o pagamento foi suspenso? Uma alternativa é ligar para a Central de Atendimento 135, munido do número do benefício e dados pessoais e perguntar qual a situação do benefício. Neste caso a ligação é gratuita.
Outra saída é acessar a página www.previdencia.gov.br e buscar a informação.
Ao entrar no portal, o segurado deve clicar no link Serviços do INSS na parte esquerda da página. E em seguida no ícone Todos os serviços. Ao fazer isso abrirá uma outra aba. Nela, acesse 'Consulta de situação de benefício'. Logo depois, clique em 'Resultado de requerimento de auxílio-doença'.
Essa é a última parte do passo-a-passo para ter acesso às informações da perícia. Algumas informações serão solicitadas, por isso é importante ter em mãos o número do benefício, data de nascimento do segurado, nome do requerente e CPF. Depois de tudo preenchido é preciso validar a solicitação. Vão aparecer letras e caracteres coloridos. Basta, então, escrever dentro da caixa e dar 'Enter' que os dados aparecerão na tela.
Caso o segurado do INSS não tenha sido encontrado para fazer a revisão ou considerado apto para o retorno ao trabalho, o benefício é cancelado imediatamente, informou o Ministério do Desenvolvimento Social.
Mais de 20 mil perícias feitas
Balanço do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) aponta que até o último dia 4 foram realizadas 20.490 perícias, destas 15.060 pessoas tiveram os benefícios cancelados no Rio de Janeiro.
Do total, 4.573 acabaram convertidos em aposentadoria por invalidez, 64 em auxílio-acidente, 141 em aposentadoria por invalidez com acréscimo de 25% no valor do benefício e 652 pessoas foram encaminhadas para reabilitação profissional.
Em todo estado, 41.100 benefícios de auxílio-doença foram revisados. A economia anual estimada pelo ministério, até agora, é de R$ 215,8 milhões.
Ainda esta semana, mais de um milhão de aposentados por invalidez começam a ser chamados para passar por perícia-médica no INSS.
Fonte: O Dia Online - 23/08/2017
Notícias
- 25/04/2025 Fraude no INSS: saiba como identificar se você foi vítima e como conseguir seu dinheiro de volta
- Procon-SP multa Nestlé em R$ 13 milhões por propaganda enganosa
- Oito em cada 10 brasileiros que atrasaram contas em março são reincidentes; veja dicas para evitar
- CNI prevê crescimento de 2,3% do PIB do Brasil em 2025, o menor em cinco anos
- Faturamento do setor de panificação cresce 11% em 2024
- Imposto de Renda: saiba quais despesas médicas podem ser deduzidas na declaração
- XP informa vazamento de dados de clientes
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)