Quatro dicas para usar o cheque especial sem se endividar
Publicado em 23/08/2017

Segundo especialista de rede bancária, Flavio Iglesias, o dinheiro deve ser usado em caso de emergências financeiras e com planejamento prévio; veja
Em tempos de crise econômica e diminuição da renda, muitos já tiveram que usar o cheque especial em um momento de necessidade. Muitos especialistas em finanças pessoais o apontam como um grande vilão, mas usado com consciência e evitando o endividamento, ele pode ser uma ferramenta válida em casos de imprevistos.
“O cheque especial é uma opção útil para quem precisa do dinheiro de forma rápida para alguma eventualidade, por exemplo, pagar uma conta importante pouco antes de receber seu pagamento”, ressalta o diretor do Itaú Unibanco, Flavio Iglesias.
Caso tenha usado o recurso, mas acabou por se enrolar com as contas, uma das opções, segundo orientação de Iglesias, é entrar em contato com a instituição financeira e encontrar uma opção de crédito com juros menores, para se recuperar financeiramente, e quitar a dívida .
Muitos bancos se antecipam em momentos de crise e disponibilizam formas de renegociação do salto em aberto. Em alguns casos, é possível unificar em apenas um contrato de parcelamento até três modalidades de crédito (cheque especial, cartão de crédito ou empréstimo pessoal) que estejam em dia ou em atraso. “Queremos que o cliente tenha uma vida financeira sustentável e o parcelamento é uma ótima oportunidade de trocar uma dívida mais cara por uma mais barata”, enfatizou o executivo.
Para ajudar quem se enrolou com o crédito, o diretor do Itaú Unibanco, listou quatro dicas para ajudar nas finanças pessoais do brasileiro; veja:
1- Use se necessário
Segundo Iglesias, o cheque especial deve ser usado em momentos de emergência, uma vez que o valor do juros rotativo da linha de crédito é alta. Logo, o ideal é usar por curto período de tempo. “Não utilize como complemento da renda mensal , para cobrir os gastos que estouram o orçamento”.
2 - Organize as datas dos pagamentos
Se as contas mensais vencem antes do recebimento do salário, o ideal é mudar a data de vencimento para não pagar juros ou usar o rotativo da conta para quitar os valores.
3 - Verifique sua conta-corrente
Uma das maneiras de evitar sustos com o saldo negativo é monitorar, de forma constante, a conta corrente. Isso ajuda a controlar os gastos e saber a hora de colocar o pé no freio. O mesmo vale quando já está usando o dinheiro do banco, controle para não usar todo o limite.
4- Negocie o saldo devedor
Quando a situação saiu do controle, o diretor da instituição financeira indica o contato com o gerente da conta bancária para encontrar uma solução menos onerosa. “Hoje muitas instituições oferecem a possibilidade do cliente parcelar o cheque especial com taxas menores em comparação as praticadas no rotativo”.
Fonte: Brasil Econômico - 22/08/2017
Notícias
- 30/04/2025 Diretor-geral da Aneel pede vista de processo sobre revisão tarifária da Light
- Gás de cozinha é único combustível a registrar alta na semana de 20 a 26 de abril, diz ANP
- Caesb é condenada a indenizar consumidores por falha no fornecimento de água
- Dia do Trabalho: bancos abrem no feriado? E os Correios? Veja o que vai funcionar no 1º de maio
- Condenado homem que forneceu máquina de cartão para extorquir vítima de sequestro relâmpago
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)