Vejas as formas de pagamento que serão utilizadas pelo consumidor em breve
Publicado em 10/08/2017
Pulseira com comunicação de proximidade e pagamento por selfie são algumas novidades que muito em breve farão parte da rotina de consumo
Já se tornou hábito do consumidor brasileiro fazer suas compras e utilizar como meio de pagamento cartão de crédito ou débito, não é mesmo? Esse costume faz com que o setor de cartões tenha forte expansão, sendo que só este ano a expectativa é de alta de 7,5%, segundo projeções da Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito (Abecs).
Comodidade e facilidade são os fatores que colaboram para o potencia desta forma de pagamento, porém outros meios têm despontado como promissores no mercado brasileiro. Na era do chamado “pagamento sem atrito”, as palavras de ordem são conveniência, agilidade e segurança, que para o consumidor , devem estar presentes em toda a sua jornada e experiência de compra.
Veja abaixo cinco formas de pagamento que prometem mudar a vida do consumidor brasileiro nos próximos anos:
Pulseiras inteligentes
Uma pulseira capaz de efetuar pagamentos de forma rápida e segura. Ela, segundo uma das empresas que estão produzindo o equipamento – a Stone de processamento de pagamentos – é equipada com a tecnologia NFC, de comunicação de proximidade , que permite o quitar débitos sem a necessidade de contato físico. Pode parecer surreal, mas isso seria ótimo a motociclista que pegam estrada com frequência, já que pagariam da mesma forma que os carros que possuem pagamento automático de pedágio .
Pagamento online na lotérica
Duas empresas, a MundiPagg e a SafetyPay, se uniram para desenvolver uma plataforma de pagamento em que o cliente não precisar ter uma conta em banco. A ferramenta pode ser usadas por lojas virtuais, que passam a ofertar mais uma forma de pagamento aos clientes. O mesmo, para efetuar o pagamento, deve se dirigir a uma lotérica, apresentar um token de identificação e a confirmação da compra acontece em tempo real, o que facilita a entrega do produto adquirido pela internet.
Ônibus no cartão
A parceria da adquirente Stone com a Autopass, a Mastercard e a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), tornou possível desenvolver uma solução em que o pagamento da passagem poderá ser feito por meio do cartão de débito, crédito ou os pré-pagos. O sistema funciona graças à tecnologia contactless (sem contato), em que o usuário aproxima o cartão de um leitor digital para efetuar a compra da passagem.
Pagamento por selfie
Um selfie será capaz de quitar suas compras. O banco digital Neon lançou uma função em que seus clientes, usuários dos cartões da operadora Visa, podem validar as compras online por meio de reconhecimento facial. O cliente do Neon tira uma foto no momento em que a abre sua conta e ela é armazenada e pode ser usado em substituição da senha numérica ou da impressão digital. Ao fazer uma compra, o consumidor, então, tira uma selfie e o sistema de segurança e autenticação faz o pareamento para verificar se a imagem corresponde à foto cadastrada no sistema.
Biometria
A Mastercard já está testando sistema que, além de reconhecimento facial , usa leitura biométrica de impressões digitais para pagamentos de compras realizadas na internet. A Mastercard Identity Check, que já opera em 14 países, funciona por meio de smartphones, tablets e desktops conectados à rede. Muito em breve, o consumidor poderá escolher como pagar suas compras sem a necessidade do dinheiro em espécie ou do boleto bancário.
Fonte: Brasil Econômico - 09/08/2017
Notícias
- 20/05/2025 Dívida das famílias brasileiras atinge 27,2% da renda
- Preços da gasolina e diesel voltam a ficar mais baixos ante mercado internacional
- Gripe aviária não deve impactar preço da carne de frango, diz ministro
- Câmara dos Deputados deve votar urgência do PL sobre descontos do INSS nesta terça-feira
- Quando cai a restituição do IRPF 2025? Veja o calendário
- Concurso de diplomata: Itamaraty abre inscrições para 50 vagas e salário inicial de R$ 22,5 mil
- Mercado reduz projeção de inflação para 5,50%
- Estado deve indenizar família por erro em parto que gerou sequela neurológica permanente
- Concurso da Conab: inscrições para 403 vagas e salários de até R$ 8,1 mil terminam nesta terça
- Taxa Selic deve permanecer elevada por tempo prolongado, diz Galípolo
- Gol: Justiça dos EUA avalia plano de recuperação judicial nesta terça-feira
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)