Quase metade das pessoas não sabe se CPF do parceiro está negativado
Publicado em 13/06/2017 , por Malena Oliveira
Pesquisa da Boa Vista SCPC aponta ainda que uma em cada três pessoas em relacionamento estável não poupa para alcançar objetivos em comum com o parceiro
Uma pesquisa da Boa Vista SCPC revelou que, apesar de os brasileiros considerarem importante conhecer a situação financeira de seu companheiro ou companheira, mais da metade não tem interesse em saber se o parceiro tem ou não o CPF negativado.
A consulta feita a 1,9 mil pessoas de todo o País mostrou que 56% dos respondentes demonstra interesse em saber sobre a pontuação de crédito do parceiro, o chamado score. No entanto, 44% não têm interesse pela pontuação de seu par, descartando, assim, a chance de saber se há alguma pendência financeira em seu nome.
A pesquisa também revelou que, entre os casados ou em união estável, 33% não poupam para alcançar objetivos em comum. Ou seja, esse comportamento é visto em uma em cada três pessoas em um relacionamento sério. Entre os que namoram, apenas 45% dizem poupar com seu parceiro para atingir metas compartilhadas.
O score é um cálculo feito por birôs de crédito, como a própria Boa Vista SCPC, para indicar a probabilidade de uma pessoa deixar de honrar compromissos financeiros. Para isso, esse cálculo leva em conta não só a renda do consumidor (quanto mais baixa, maior a chance de calote), mas também o histórico de dívidas não pagas, o chamado cadastro negativo. Essa pontuação, que é usada por bancos para conceder crédito, pode variar entre um birô e outro, mas geralmente o resultado do cálculo é próximo.
Como evitar o superendividamento no cartão de crédito
Notícias
- 30/04/2025 Diretor-geral da Aneel pede vista de processo sobre revisão tarifária da Light
- Gás de cozinha é único combustível a registrar alta na semana de 20 a 26 de abril, diz ANP
- Caesb é condenada a indenizar consumidores por falha no fornecimento de água
- Dia do Trabalho: bancos abrem no feriado? E os Correios? Veja o que vai funcionar no 1º de maio
- Condenado homem que forneceu máquina de cartão para extorquir vítima de sequestro relâmpago
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)