Intenção de compra de imóveis registra menor nível desde 2015, diz pesquisa
Publicado em 24/05/2017
Segundo Raio-X FipeZap, 41% dos entrevistados afirmam ter a intenção de adquirir um imóvel; entre julho e setembro de 2015, índice estava em 40%
A intenção de compra de imóveis nos próximos três meses registrou o menor nível desde o terceiro trimestre de 2015. Segundo dados divulgados nesta terça-feira (23) pelo Raio-X FipeZap, 41% dos entrevistados declararam ter a intenção de adquirir um imóvel, contra 40% registrados entre julho e setembro de 2015. Com a terceira queda trimestral consecutiva, o resultado dá continuidade à tendência apresentada desde julho do ano passado.
Segundo o levantamento, 53% dos interessados se mostraram indiferente em relação ao tipo de imóvel. Outros 35% buscam propriedades usadas. Entre os compradores dos últimos 12 meses, 63% optou pela aquisição de imóveis  usados. Ainda de acordo com a pesquisa, 62% das pessoas que adquiriram uma propriedade nos últimos 12 meses pretendem usar o local para moradia. A intenção de investimento para aluguel é compartilhada por 21% dos entrevistados. 
A parcela de interessados em adquirir uma propriedade para investimento (para aluguel ou revenda) apresentou queda de 39%, em dezembro de 2016, para 38%, em março de 2017. O resultado representa um novo piso para a série histórica. Em março do ano passado, por exemplo, o índice de investidores estava em 44%. O declínio do interesse do investimento para aluguel é apontado como o responsável, em boa medida, pelo resultado. Nos últimos 12 meses, o indicador passou de 26% para 21%.
Preços dos imóveis
O levantamento aponta ainda que o preços estão altos ou muito altos para 64% dos entrevistados que pretendem adquirir um novo imóvel. O índice apresentou retração de 2 pontos percentuais na comparação com o último trimestre de 2016. Para 25% deles, os preços estão em níveis razoáveis, e para 7%, estão baixos ou muito baixos. Entre os que já adquiriram uma propriedade, 47% afirmam que os preços estão alto ou muito altos, 35% dizem que estão em um nível razoável e 16% que estão baixos ou muito baixos.
A aposta dos futuros compradores sobre o preços dos imóveis em um período de 12 meses é de estabilidade. Para 29% deles, os valores deverão permanecer estáveis. Ao mesmo tempo, 28% acreditam que os preços irão diminuir e 17% projetam alta nos preços. No longo prazo, isto é, nos próximos 10 anos, 30% dos entrevistados afirmam que os preços permanecerão de acordo com a inflação, enquanto 25% esperam que a variação fique acima da inflação.
Fonte: Brasil Econômico - 23/05/2017
Notícias
- 03/11/2025 Aneel mantém bandeira vermelha 1 na conta de luz em novembro
 - Caixa inicia renegociação de contratos em atraso do Fies
 - Gasolina tem redução de 4,9% no preço, mas queda não chega aos consumidores
 - Governo federal proíbe todos os cafés da marca Vibe Coffee
 - Regras do saque-aniversário do FGTS entram em vigor neste sábado
 - Desemprego no Brasil atinge 5,6% e iguala o menor patamar da história
 - Boletim Focus: mercado financeiro reduz estimativa de inflação em 2025 para 4,55%
 - Energia elétrica: contratação livre muda rotina, diz especialista
 - Dívida Setor Público de setembro é a maior da série histórica
 - Lula sanciona lei que autoriza governo a mirar piso da meta fiscal em 2025
 - Petrobras aprova plano de demissão voluntária para até 1,1 mil pessoas
 
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
 - A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
 - Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
 - Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
 - Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
 - Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
 - ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
 - CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
 - Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
 - PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
 - Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
 - O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
 - Posso ser preso por dívidas ?
 - SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
 - Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)
 
