Escolha entre fazer compra semanal ou uma vez por mês
Publicado em 23/05/2017
Especialistas ouvidos pelo DIA indicam que consumidores devem definir qual o perfil da família para planejar com que frequência irão aos supermercados
Rio - O custo da lista do supermercado costuma provocar dores de cabeça nos consumidores. Muitas pessoas têm dúvidas sobre qual é a forma mais econômica na hora de ir às compras. Há quem prefira e acredite ser mais prático fazer compras mensais porque evita muitos gastos. No entanto, outra parcela opta pela ‘listinha’ semanal, pois indo mais vezes ao mercado consegue encontrar mais promoções. Especialistas ouvidos pelo DIA explicam as vantagens e desvantagens para cada tipo de escolha.
Gerente de produto benefício da ValeCard, Diego Battistela explica que o ponto a ser levado em consideração é o perfil da família do consumidor para estabelecer a qual será a frequência das compras. “Depende muito do perfil da família quando você está comparando. Os fatores como renda e necessidades específicas de cada um influenciam muito na decisão de comprar. Se a família tem uma rotina muito pesada no dia a dia ou se sobra pouco tempo para ir ao mercado, isso deve ser considerado”, afirma Battistela.
Segundo ele, se optar pela ida mensal ao mercado é preciso planejar. “Assim, você consegue saber quanto sua família gasta, pois tem ciência de quanto desembolsa por cada produto, por exemplo, com feijão e com arroz. Em contrapartida, fazendo compras mensais perde a chance de se beneficiar dos muitos descontos das promoções semanais. Como o produto chega naquele determinado dia, você acaba não pegando a dinâmica do varejo”, explica.
O pesquisador e economista da FGV/IBRE, André Braz, afirma que a inflação hoje não desafia tanto o orçamento familiar como antes do Plano Real, em 1994.
“Fica mais fácil gerir o pagamento das contas e as compras no supermercado. O ideal é que a família saiba quais itens estão faltando na dispensa para evitar desperdícios. Além disso, compras na segunda quinzena de cada mês podem ser mais econômicas, já que nos primeiros dias dos meses as redes fazem pouco esforço para atrair consumidores”, revela.
Para a aposentada Nilande Ferreira, 76 anos, as compras semanais são mais vantajosas, pelo fato de conseguir comparar preços. “Quando preciso de uma coisa ou outra vou lá e compro. Vejo mais vantagem dessa forma. Além disso, também posso fazer mais pesquisa e procuro promoção”, diz.
Já a advogada Anna Cecília Faro, 25, faz todas as compras mensalmente. “Com essa vida agitada fica muito difícil ir ao mercado várias vezes por mês, diferentemente do meu avô que faz compra semanal”, afirma. “Sei que acabo perdendo promoções, mas não tem jeito. Só faço compras semanais de verduras, porque são mais perecíveis”, diz. Ela conta que aproveita e traça um parâmetro de quanto gastou em cada mês. “Com essa média de preços, eu evito gastar tanto”, finaliza.
Tire suas dúvidas
O diretor de produtos da ValeCard, Alan Ávila, selecionou três vantagens e três desvantagens de cada tipo de compra para que você possa avaliar o que se encaixa melhor na sua rotina. Confira:
Compras semanais
Vantagens
Produtos frescos: alimentos como carne, frutas e verduras são altamente perecíveis e a ida extra ao sacolão ou açougue pode ser evitada. Além disso, as chances de escolher produtos com data de vencimento próxima são menores.
Comparação de preços: com a maior frequência de visitas ao supermercado, é possível visitar um estabelecimento diferente a cada semana, o que torna mais fácil comparar os valores entre eles.
Foco no que realmente é necessário: como o número de visitas ao mercado é maior fica mais fácil saber o que é preciso comprar, evitando assim gastos desnecessários e desperdícios.
Desvantagens
Mais tempo dedicado às idas semanais ao mercado fazem com que você gaste mais tempo nas compras e em filas.
Tentações: mais difícil resistir a tentações com o carrinho vazio nos corredores dos mercados.
Menos desconto: como a compra será feita em menor quantidade, as promoções de vários itens do mesmo produto acabam sendo perdidas.
Compras mensais
Vantagens
Descontos: como é necessário comprar produtos para estocar é comum a compra de vários itens repetidos, sendo possível aproveitar as promoções de um atacado.
Ganho de tempo: como a ida ao supermercado é apenas uma vez ao mês, ganha-se um tempo considerável para desempenhar outras atividades.
Melhor planejamento diário: como já se sabe o que tem em casa, é possível executar as atividades domésticas sem se preocupar em repor o estoque.
Desvantagens
Diminuição do poder de pesquisa: no geral, as compras mensais são feitas em um único mercado, o que faz com que não seja possível comparar os preços em outros estabelecimentos.
Desperdício: a probabilidade de comprar quantidades exatas de cada produto é menor, o que faz com que os produtos acabem estragando ou não sendo utilizados.
Poucas ofertas: a visita mensal oferece menos acesso às promoções semanais e ofertas relâmpago.
Fonte: O Dia Online - 22/05/2017
Notícias
- 24/04/2025 Impostômetro atinge marca de R$ 40 trilhões em 20 anos
- Nestlé abre 1,2 mil vagas para curso gratuito de gastronomia para jovens
- PIX por aproximação: BC quer padronizar e ampliar modalidade em maio
- Especialistas sugerem novo modelo de Imposto de Renda com base na renda familiar
- Aposentados e pensionistas começam a receber antecipação do 13º
- Imposto de Renda: saiba quais despesas médicas podem ser deduzidas na declaração
- Café fake apreendido não é alimento: entenda o que pode ser vendido como café pela lei
- Voepass entra com pedido de recuperação judicial, declara dívida de R$ 429 mi e culpa a Latam
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)