Quatro em cada dez consumidores não sabem quanto gastam no cartão de crédito, diz pesquisa
Publicado em 11/05/2017
Estudo do SPC Brasil e da CNDL também mostra que apenas 15% dos brasileiros dizem terminar o mês com sobra no orçamento.
Quatro em cada dez consumidores não sabem quanto gastam no cartão de crédito, correndo o risco de tomar um susto quando chega a fatura do banco. O dado é de uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (10) pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Segundo a pesquisa, 42% dos consumidores que usaram o cartão em março não sabem ao certo quanto foi gasto no mês.
A maioria dos entrevistados no estudo disseram ainda que seus gastos com cartão aumentaram em março. Os que responderam que houve alta na fatura foram 41%, contra 20% que disseram que o valor diminuiu. Para 33%, houve estabilidade.
Minoria dos brasileiros têm contas no azul
O estudo mostra ainda que apenas 15% dos consumidores terminam o mês com alguma sobra no orçamento para consumir ou poupar. A maioria dos entrevistados, com 43%, diz que termina o mês com as despesas e os ganhos praticamente empatados. Outros 34% dizem que estão no vermelho, ou seja, com renda insuficiente para cobrir todos os gastos.
“A quantidade de consumidores no limite de seu orçamento pode ser reflexo da crise econômica. Mas também não se pode desconsiderar a falta de planejamento financeiro, que leva ao acúmulo de dívidas e a todas as consequências que decorrem do aperto, como o stress e até o desentendimento familiar”, disse em nota o educador financeiro do portal “Meu Bolso Feliz”, José Vignoli.
Fonte: G1 - 10/05/2017
Notícias
- 30/04/2025 Diretor-geral da Aneel pede vista de processo sobre revisão tarifária da Light
- Gás de cozinha é único combustível a registrar alta na semana de 20 a 26 de abril, diz ANP
- Caesb é condenada a indenizar consumidores por falha no fornecimento de água
- Dia do Trabalho: bancos abrem no feriado? E os Correios? Veja o que vai funcionar no 1º de maio
- Condenado homem que forneceu máquina de cartão para extorquir vítima de sequestro relâmpago
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)