Visa lança robô para tirar dúvida de finanças pessoais no chat do Facebook
Publicado em 09/05/2017 , por Nathália Larghi
Ao contrário de startups que oferecem atendimento 100% humanizado, a ideia da Visa é responder com agilidade e sem erros 
O uso de robôs que tiram dúvidas e até agendam serviços pelo chat do Facebook, chamados de chatbots, tem ficado cada vez mais popular. A Visa foi uma das empresas que percebeu a força da interação via redes sociais e lançou, nesta segunda-feira, 8, um robô capaz de ajudar as pessoas a resolver problemas financeiros e a dar dicas de investimentos. Desenvolvida em parceria com a startup Smarters, a ferramenta funciona na página do Facebook do Finanças Práticas, programa de educação financeira da companhia.  
Logo que o robô é acionado no chat, ele já pergunta se a intenção do usuário é planejar ou investir – dois botõezinhos no qual o usuário pode clicar –, ou tirar alguma dúvida específica que deve ser escrita no chat. As respostas são automáticas e dadas na mesma hora. Conforme o "papo" vai se desenrolando, o próprio robô guia o diálogo, oferecendo opções de respostas e temas que o usuário escolhe de acordo com o que quer saber.
Se outras empresas ganham notoriedade pelo atendimento virtual 100% humanizado – como é o caso da fintech Nubank –, a ideia da Visa era justamente evitar erros e atraso nas respostas, coisas plausíveis de acontecer quando há uma pessoa do outro lado. "Com o robô você já tem uma resposta automática, rápida e correta", Sabrina Sciama, diretora de comunicação corporativa da Visa. 
Mesmo assim, existe a possibilidade de o chatbot receber uma perguntacuja resposta ele não conhece. Porém, segundo a diretora de comunicação, o robô da Visa vai aumentando seu banco de dados de acordo com as perguntas que vão chegando. "Essa inteligência artificial também aprende com o tempo. Hoje, as pessoas devem estar falando mais de Previdência, por exemplo, então vamos acrescentando mais coisas sobre aquele tema", afirma.
Desenvolvida em parceira com a startup Smarters, a ideia principal da ferramenta é levar educação financeira por meio de uma plataforma já consolidada e presente na vida das pessoas. "A gente trabalha com redes sociais há 10 anos e percebíamos que o usuário está cada vez mais conectado dentro dela. Por que não usar a rede para se comunicar com ele? Ao invés de fazer só conteúdo, quisemos ter um assistente virtual que fala diretamente com você", diz Sciama.
Fonte: Estadão - 08/05/2017
Notícias
- 03/11/2025 Aneel mantém bandeira vermelha 1 na conta de luz em novembro
 - Caixa inicia renegociação de contratos em atraso do Fies
 - Gasolina tem redução de 4,9% no preço, mas queda não chega aos consumidores
 - Governo federal proíbe todos os cafés da marca Vibe Coffee
 - Regras do saque-aniversário do FGTS entram em vigor neste sábado
 - Desemprego no Brasil atinge 5,6% e iguala o menor patamar da história
 - Boletim Focus: mercado financeiro reduz estimativa de inflação em 2025 para 4,55%
 - Energia elétrica: contratação livre muda rotina, diz especialista
 - Dívida Setor Público de setembro é a maior da série histórica
 - Lula sanciona lei que autoriza governo a mirar piso da meta fiscal em 2025
 - Petrobras aprova plano de demissão voluntária para até 1,1 mil pessoas
 
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
 - A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
 - Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
 - Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
 - Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
 - Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
 - ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
 - CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
 - Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
 - PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
 - Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
 - O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
 - Posso ser preso por dívidas ?
 - SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
 - Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)
 
