Novo golpe no WhatsApp usa promoção falsa da Kopenhagen como armadilha
Publicado em 10/04/2017
Falsa promoção promete ovo de chocolate da marca tradicional e fez com que pessoas entrassem em sites maliciosos e baixassem aplicativos suspeitos
Um novo golpe cibernético aplicado por meio da plataforma de mensagens WhatsApp já vitimou 300 mil brasileiros, segundo informaçãoes apuradas pela companhia de segurança digital PSafe. A falsa promoção prometia aos usuários um ovo de páscoa da marca Kopenhagen de graça.
A mensagem viralizou no aplicativo, principalmente através dos grupos. As vítimas foram orientadas a responder um questionário. As perguntas eram relacionadas com a marca Kopenhagen e com o mercado de chocolates e ovos de páscoa, tornando o golpe mais crível. Depois disso, as pessoas deveriam compartilhar a "promoção" com 10 contatos no WhatsApp .
Após esse processo, que ainda é inofensivo ao usuário, quando o botão de "resgate" é clicado, as vítimas são levadas para sites maliciosos e podem acabar instalando aplicativos que roubam dados pessoais do celular ou até mesmo vírus no aparelho.
Segundo a startup brasileira PSafe, que trabalha com segurança digital, 300 mil pessoas foram afetadas pelo golpe do ovo de páscoa em apenas um dia. “Essa falsa campanha apresentou uma rápida curva de crescimento nas últimas 24 horas, o que nos leva a crer que os cibercriminosos estão fazendo sua divulgação por meio de propagandas incentivadas em outras plataformas além do aplicativo de mensagens instantâneas”, comentou Emilio Simoni, gerente da PSafe, por meio de nota.
A Kopenhagen também se manifestou, através de postagens em redes sociais, esclarecendo que não está fazendo nenhuma promoção e orientando os usuários a não clicar no link.
Brasil é alvo fácil
O Brasil é um dos países onde mais se aplicam esse e outros tipos de golpes online. Segundo uma pesquisa divulgada pelo site Mashable, referência em mídias sociais, em 2012, 76% dos usuários de internet no Brasil foram vítimas de algum crime cibernético. O País tem a segunda pior média mundial ao lado da Índia. Apenas a China, com 83% de usuários afetados, tem números piores.
Em casos de qualquer link suspeito, a orientação dos profissionais é nunca clicar e sempre se manter alerta, mesmo que ele tenha sido enviado por um conhecido. No caso de promoções, o usuário deve acessar o site oficial ou entrar em contato com a empresa para verificar a veracidade das informações
Outros casos
Nos últimos meses, dois casos semelhantes ao golpe do ovo de páscoa chamaram atenção: o primeiro, convidava os usuários para testar uma "nova função" do WhatsApp, que permitiria visualizar as pessoas que adicionaram seu número recentemente. O link levava para a instalação de aplicativos maliciosos. Segundo a PSafe, esse golpe fez 260 mil vítimas.
Outro caso prometia um vale-presente no valor de R$ 500 nas lojas da marca O Boticário e seguia os mesmos moldes do caso Kopenhagen, com direito à pesquisa e necessidade de compartilhamento. O resultado também era o mesmo, com o botão "resgate" levando os usuários para sites e aplicativos que roubam dados. Segundo a PSafe, mais de 70 mil pessoas caíram na farsa através do WhatsApp.
Fonte: Brasil Econômico - 07/04/2017
Notícias
- 27/11/2024 68,1 milhões de consumidores estavam inadimplentes em outubro
- Inflação já é uma realidade
- Bancos pressionam governo por revisão do teto de juros do empréstimo consignado do INSS
- Black Friday 2024: veja quais são os direitos do consumidor para a data
- Gastos do Bolsa Família aumentaram 47,1% em 2023, aponta IBGE
- TJDFT mantém indenização por cobranças indevidas e assédio telefônico a consumidor
- Um em cada três proprietários de imóveis enfrenta dificuldades para definir preço de venda ou aluguel
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)