Demanda por crédito do consumidor recua 4% em fevereiro, diz Boa Vista SCPC
Publicado em 22/03/2017
Boa Vista SCPC evidenciou retração de 9,5% nos valores acumulados em 12 meses na demanda por crédito e decréscimo de 8,4% na análise interanual
Segundo a Boa Vista SCPC – Serviços Central de Proteção ao Crédito, a demanda por crédito do consumidor registrou queda de 4% em fevereiro, na avaliação dessazonalizada contra janeiro. Em relação aos valores acumulados em 12 meses, ou seja, de março do ano passado até fevereiro de 2017 frente aos 12 meses antecedentes, houve recuo de 9,5%. Na análise interanual a retração na contratação de crédito chegou a 8,4%.
Considerando os segmentos que compõem o indicador, a Boa Vista SCPC apontou que em 12 meses a avaliação apresentou queda de 14% nas instituições financeiras, enquanto que o segmento não financeiro retraiu 6,7%.
Apesar da propagação de algumas melhorias econômicas, os resultados ainda se mostraram frágeis no que se diz respeito à demanda por crédito. Fatores como altas taxas de juros, rendimentos reais negativos e desemprego elevado foram os principais contribuintes no comportamento do indicador, uma vez que aumentam a cautela e aversão ao consumo por parte das famílias.
Contudo, estima-se que a redução dos juros e da inflação aumente a confiança dos agentes, auxiliando assim, no processo de retomada do crescimento da procura por crédito a partir do segundo semestre de 2017.
Janeiro
Vale ressaltar que em janeiro a demanda por crédito do consumidor aumentou 1,4% ante a avaliação dessazonalizada de dezembro. No acumulado de 12 meses e na análise interanual, houve recuo de 9,2% e 1,9%, respectivamente.
Em relação aos segmentos que integram o indicador, a avaliação em 12 meses apontou queda de 14,7% nas instituições financeiras, enquanto que a retração do segmento não financeiro foi de 5,9%. Com isso, ambos os componentes evidenciaram uma desaceleração se comparados aos últimos resultados, indicando uma possível inflexão de tendência.
Metodologia
O indicador de Demanda do Consumidor por Crédito do Consumidor é baseado em dados de empresas coletados pela Boa Vista SCPC. Em janeiro de 2014, os fatores sazonais foram atualizados, havendo uma reelaboração nas séries dessazonalizadas, com a utilização de filtros sazonais como o X-12 ARIMA. É importante lembrar que a s séries têm como ano base a média de 2011 = 100, passando por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal.
Fonte: Brasil Econômico - 21/03/2017
Notícias
- 14/07/2025 MEC quer expandir Pé-de-Meia a todos estudantes da rede pública
- Custo da cesta básica no Rio cai 0,56% em junho e registra maior queda do ano
- INSS: entenda o que é o órgão responsável pela Previdência Social
- Arthur Lira anuncia mudanças na reforma do IR e amplia redução para quem recebe até R$ 7.350
- Retomada extrajudicial de veículos: entenda os riscos e direitos do consumidor inadimplente
- Paciente será indenizado após demora em diagnóstico de apendicite
- Ex-gerente da Caixa deve pagar mais de R$?2 milhões por fraudes
- No 1º tombo em 2025, 'prévia do PIB' do Banco Central tem retração de 0,7% em maio
- Caixa paga lucro do FGTS até agosto; saiba como consultar
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)