Depressão e desânimo atinge 59% dos desempregados, diz SPC Brasil
Publicado em 20/03/2017
Outras consequências do desemprego mencionadas pelos entrevistados é a alteração no sono, no apetite e nas relações sociais, apontou o estudo
O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) ao lado da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) realizou a pesquisa: ”Impactos do Desemprego: saúde, relacionamentos e estado emocional”, e revelou que 59% dos entrevistados se sentem deprimidos ou desanimados com a vida.
Outras conclusões do estudo divulgado nesta sexta-feira (17) foi que 63% das pessoas em situação de desemprego estão estressadas ou nervosas, enquanto que 62% têm a sensação de angústia. Privação de consumo, ansiedade e insegurança de não conseguir um novo emprego também foram citados por respectivamente, 75%, 70% e 68% dos entrevistados.
Menor proporção
Impactos sociais também foram apurados pela pesquisa do SPC Brasil, como por exemplo, a vergonha diante de amigos ou parentes por estar desempregado foi mencionada por 37% das pessoas. Enquanto que o sentimento de culpa e baixa estima estão tangenciando respectivamente, 26% e 55% dos brasileiros nesta situação.
Outra revelação foi que 27% dos entrevistados ficaram mais isolados das pessoas, e 9% disseram que nos últimos tempos têm feito algum tipo de agressão verbal às pessoas próximas. Ainda de acordo com o estudo, 4% mencionaram que chegaram a até mesmo agredir fisicamente algum parente e/ou amigo.
Embora seja um estudo com conclusões pesadas, também foi apurado que 54% das pessoas que não têm mais emprego estão esperançosas diante da nova jornada. O mais revelador foi que 30% estão mais otimistas do que antes e têm bons pressentimentos sobre os próximos tempos.
O educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli, relevou que o maior segredo em momentos como esse é agir com serenidade sobre o orçamento. Uma vez que atitudes precipitadas como empréstimos, por exemplo, podem trazer graves consequências à saúde mental e física, ainda mais com as altas taxas de juros.
Sono irregular
Mais da metade – 51% – dos entrevistados mencionaram que após a demissão tiveram alterações no sono. Outra consequência às atividades fisiológicas foi a mudança de apetite, que tem afetado 45% dos desempregados.
Segundo a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, é de extrema importância que na situação de desemprego as pessoas se mantenham com a menteaberta para propostas diferentes que podem surgir. A dica vale tanto para termos de salário como de função. “Nessa hora, trabalhos alternativos também podem ser uma fonte de renda temporária”, conclui a especialista.
Fonte: Brasil Econômico - 17/03/2017
Notícias
- 29/04/2025 INSS registrou quase 4 mil pedidos diários para cancelar descontos indevidos no primeiro semestre de 2024
- iFood anuncia reajuste na taxa mínima e outras iniciativas para entregadores
- IGP-M apresenta inflação de 0,24% em abril, acumulando 8,50% em 12 meses
- CNU 2025: lista de cargos, salários, cronograma e mais; veja o que se sabe e o que falta saber
- Boletim Focus: projeção da inflação cai de 5,57% para 5,55%
- Banco leiloa imóveis com parcelas a partir de R$ 1.000
- Empresa é condenada a indenizar passageiros por atraso de 19h
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)