Coluna do Aposentado: Reclamações de descontos não autorizados no contracheque
Publicado em 13/03/2017 , por Max Leone
Um dos segurados do instituto relatou que havia recebido R$ 30 a menos em sua aposentadoria no mês passado
Rio - Aposentados e pensionistas do INSS fizeram contato com a coluna e informaram que foram surpreendidos ao detectar descontos no contracheque. Eles desconhecem a origem do débito. Um dos segurados do instituto, que pediu para não se identificar, relatou que havia recebido R$ 30 a menos em sua aposentadoria no mês passado. Desconfiado, resolveu verificar o que havia ocorrido.
De acordo com o aposentado, o desconto era referente à mensalidade de associado à Central Nacional dos Aposentados e Pensionistas do Brasil (Centrape). Um detalhe, segundo ele: “Não assinei nenhuma ficha de associação à central alguma. Como é que pode, então, haver desconto no meu benefício? Tenho empréstimos consignados, mas não me associei a nenhuma entidade sindical”.
O aposentado explicou que conseguiu suspender a cobrança, mas só depois de muito insistir com o atendente da central. Ele ligou várias vezes para o telefone de contato que estava disponível no site da entidade. Até que, finalmente, depois de horas de explicações, convenceu o funcionário a cancelar o desconto, além de garantir o ressarcimento.
A coluna fez um levantamento no site ‘Reclame Aqui’, e constatou que desde março do ano passado foram feitas 26 queixas em relação à cobrança da central. Somente em 2017, a entidade já contabiliza 10 reclamações de vários estados e cidades do país. Todas com alegações de que os segurados não têm conhecimento sobre os desconto. Há relatos de segurados do Rio, São João de Meriti, Olinda (PE), Barra dos Coqueiros (SE), Jaguaribe (CE), Abreu e Lima (PE), Recife (PE), entre outras localidades.
Questionada pela coluna, a assessoria de comunicação da Centrape informou que a única maneira de se filiar é “mediante autorização assinada apresentando documento pessoal” e que “não é possível haver desconto sem a devida autorização do filiado”.
Informou ainda que para o aposentado poder cancelar a filiação deve ligar para Central de Atendimento 0800 770 9696, ou enviar e-mail para atendimento@centrape.org ou por meio de carta.
A assessoria esclareceu ainda que a central sindical não oferece empréstimo consignado aos associados. “A Centrape presta orientação jurídica permanente e oferece outros benefícios como: seguro de acidentes pessoais, reembolso de despesas médicas e hospitalares decorrentes de fraturas e queimaduras de até mil reais e assistência residencial 24 horas”.
INSS
SEM RESPOSTA
Procurado, o INSS do Rio não respondeu até o fechamento desta edição, na sexta-feira, os questionamentos da coluna em relação ao procedimento de descontos nas aposentadorias e pensões. O instituto também não deu nenhum retorno se há alguma reclamação referente à Centrape em relação a descontos que os segurados não teriam dado autorização.
ALERTA
ASSOCIAÇÃO IMPEDIDA
Os aposentados devem ficar alertas para evitar problemas. A Associação dos Beneficiários da Previdência Social do Rio (Abeprev-Rio) continua impedida de cobrar débitos de segurados do INSS. O TJ-RJ manteve liminar obtida pela Defensoria Pública do Estado do Rio, suspendendo cobranças feitas, conforme a coluna noticiou com exclusividade em 2016.
Fonte: O Dia Online - 12/03/2017
Notícias
- 27/11/2024 68,1 milhões de consumidores estavam inadimplentes em outubro
- Inflação já é uma realidade
- Bancos pressionam governo por revisão do teto de juros do empréstimo consignado do INSS
- Black Friday 2024: veja quais são os direitos do consumidor para a data
- Gastos do Bolsa Família aumentaram 47,1% em 2023, aponta IBGE
- TJDFT mantém indenização por cobranças indevidas e assédio telefônico a consumidor
- Um em cada três proprietários de imóveis enfrenta dificuldades para definir preço de venda ou aluguel
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)