Inadimplência atinge 58,9 milhões de brasileiros em fevereiro
Publicado em 10/03/2017

Indicador apurado pelo SPC Brasil registrou um avanço de 0,41% no número de pessoas físicas inadimplentes em comparação a fevereiro do ano passado
De acordo com o indicador apurado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o número de pessoas físicas inadimplentes registrou alta em fevereiro, com avanço de 0,41% se comparado ao mesmo mês do ano passado.
Diante do resultado, SPC Brasil e CNDL evidenciaram que em um ano, 900 mil consumidores passaram a fazer parte da lista de restrição de crédito com o total de 58,9 milhões de brasileiros negativados ante a 58 milhões de 2016. Em termos percentuais, cerca de 39,25% dos brasileiros estão com o nome sujo.
Faixa etária
Em relação à faixa etária, consumidores entre 30 e 39 anos representam o maior número de negativados, uma vez que 49,85% da população tinha o nome incluso em listas de proteção ao crédito em fevereiro, um total de 17 milhões.
É importante ressaltar que pessoas entre 40 e 49 anos representam uma quantidade significativa de inadimplentes, com 46,86%, ou seja, 12,9 milhões em números absolutos. Assim como consumidores de 25 a 39 anos, com 46,81% ou um total de 8 milhões de pessoas.
“Com a redução da capacidade de pagamento e de tomada de crédito pelas famílias, há mais dificuldade do consumidor se endividar e, com menos dívidas, é mais difícil que ele se torne inadimplente”, explicou o presidente da CNDL, Honório Pinheiro.
Região Norte
Segundo o indicador, a região Norte concentra o maior número de inadimplentes, com 5,27 milhões de negativados ou 45,25% da população. Em seguida aparece o Sudeste, com 25,08 milhões de pessoas ou 38,53% de residentes.
Por outro lado, a região Sul apresentou o menor número relativo de negativados no período analisado, com 37,06% ou 8,25 milhões de residentes adultos em situação de inadimplência. Já o Centro-Oeste possui o menor número absoluto, com 4,75 milhões ou 41,58% da população com mais de 18 anos. Em relação ao Nordeste, são 15,57 milhões de inadimplentes ou seja 39,21% da população.
Queda nas dívidas
Ainda em fevereiro, o indicador detectou uma variação negativa de 3,53% no volume de dívidas de pessoas físicas em comparação ao mesmo mês de 2016.
Os dados por setores apontaram os segmentos de bancos e o de água e luz como os maiores contribuintes para o aumento das dívidas em 12 meses, com acréscimos de 0,59% e 7,27%, respectivamente. Em contrapartida, o setor de comunicação registrou a maior queda, com 18,61%.
Por fim, o levantamento do SPC Brasil também expôs que 48,86% dos bancos foram apontados como os maiores detentores de dívidas no Brasil, sendo 19,99% do comércio e 12,89% do setor de comunicação.
Fonte: Brasil Econômico - 10/03/2017
Notícias
- 25/04/2025 Fraude no INSS: saiba como identificar se você foi vítima e como conseguir seu dinheiro de volta
- Procon-SP multa Nestlé em R$ 13 milhões por propaganda enganosa
- Oito em cada 10 brasileiros que atrasaram contas em março são reincidentes; veja dicas para evitar
- CNI prevê crescimento de 2,3% do PIB do Brasil em 2025, o menor em cinco anos
- Faturamento do setor de panificação cresce 11% em 2024
- Imposto de Renda: saiba quais despesas médicas podem ser deduzidas na declaração
- XP informa vazamento de dados de clientes
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)