Bradesco acaba com rotativo do cartão de crédito a partir de abril
Publicado em 08/03/2017 , por TÁSSIA KASTNER

O Bradesco decidiu acabar com a linha de crédito rotativo para se adequar às novas regras dos cartões de crédito, que começam a valer em abril.
O cliente que não conseguir quitar integralmente a fatura do cartão contratará automaticamente um parcelamento do valor devido em 12 vezes. A primeira parcela será paga na fatura do mês seguinte.
No final de janeiro, o CMN (Conselho Monetário Nacional) divulgou novas regras para impedir que bancos deixem seus clientes no crédito rotativo por mais de um mês. Depois desse período, a instituição é obrigada a parcelar o débito do cliente em condições mais favoráveis –ou seja, juros menores.
O cliente entra no rotativo quando paga um valor entre o mínimo de 15% e o máximo da fatura.
Na prática, o Bradesco está unificando as duas linhas. Os juros cobrados irão de 3,60% a 9%, diz Rômulo Dias, diretor-executivo do Bradesco. De acordo com ele, as taxas serão 30% menores que as pagas no rotativo.
Hoje, o banco cobra, em média, 17% ao mês no crédito rotativo e 8,02% no parcelamento de fatura, segundo dados do Banco Central.
"Além de ter taxas mais em conta, a pessoa vai poder se planejar melhor porque vai ter mais prazo para pagar e taxa menor. A parcela vai caber no bolso", diz.
FIM DO ROTATIVO
Em dezembro do ano passado, o presidente Michel Temer anunciou que nenhum banco poderia deixar clientes por mais de 30 dias no rotativo do cartão e que a medida reduziria os juros cobrados pela metade.
O que o governo anunciou foi uma medida que já vinha sendo discutida pela Abecs (associação da indústria de cartões). No entanto, emissores esperavam poder manter clientes no rotativo por mais meses, pelo menos três.
Em junho do ano passado, Marcelo Noronha, presidente da Abecs e diretor vice-presidente do Bradesco, afirmou à Folha que os bancos estudavam acabar com o rotativo, uma forma de pôr fim às taxas de quase 500% ao ano da linha e com a má fama dos cartões junto aos clientes.
O projeto-piloto do fim do rotativo ocorreu no Digio, cartão de crédito do banco CBSS (uma parceria do Banco do Brasil e do Bradesco). O produto, que concorre com o Nubank, não tem crédito rotativo, apenas parcelamento de fatura. O mercado entendeu o cartão como um experimento dos bancos controladores para acabar com a linha.
Fonte: Folha Online - 07/03/2017
Notícias
- 25/04/2025 Fraude no INSS: saiba como identificar se você foi vítima e como conseguir seu dinheiro de volta
- Procon-SP multa Nestlé em R$ 13 milhões por propaganda enganosa
- Oito em cada 10 brasileiros que atrasaram contas em março são reincidentes; veja dicas para evitar
- CNI prevê crescimento de 2,3% do PIB do Brasil em 2025, o menor em cinco anos
- Faturamento do setor de panificação cresce 11% em 2024
- Imposto de Renda: saiba quais despesas médicas podem ser deduzidas na declaração
- XP informa vazamento de dados de clientes
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)