Procon autua estabelecimentos e mais de 47kg de alimentos são jogados fora
Publicado em 16/02/2017
A fiscalização faz parte da Operação Esquentando os Tamborins e teve início no dia 6 de fevereiro; Seis dos oito lugares visitados foram autuados
A Operação Esquentando os Tamborins – iniciativa do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) Estadual – descartou mais de 47kg de alimentos nos estabelecimentos comerciais nos arredores da Praça General Osório, na cidade do Rio de Janeiro.
A ação realizada na terça-feira (14) resultou na autuação em seis dos oito estabelecimentos vistoriados pelo Procon. Todas as instalações que foram vistoriadas pela autarquia fazem parte de áreas onde blocos de carnaval de rua vão circular pela cidade e com certeza atrair o consumidor folião.
Onde?
De acordo com o órgão, o Felicce foi o estabelecimento onde mais foi descartado alimentos impróprios para o consumo. Somente no bar foram jogados fora mais de 18kg de produtos. Sendo que o molho thai, o cordeiro cozido e a batata palha se encontravam fora da validade.
Salmão, lula, mexilhão e pastel de camarão também foram descartados, uma vez que não tinha especificação de validade, o que colocava a qualidade dos produtos em dúvida.
A Casa da Feijoada teve que descartar mais de 6kg de orelha de porco, porque estava vencida. Além disso, os frutos do mar da casa também tiveram que ser eliminados.
Outro estabelecimento autuado foi o Banana Jack, O motivo pela punição também foi a carne de porco vencida. Segundo o Procon mais de 6,5kg foram jogados fora.
Além do alimento
O Spoleto também foi penalizado, uma vez que o seu queijo muçarela se encontrava vencido. Além disso, o restaurante não possuía certificado do Corpo de Bombeiros para operar no local. Outro lugar que não possuía o certificado era Mercearia da Praça, localizado da Rua Jangadeiros, 28. Não só isso, o lugar foi autuado por conter baunilha vencida, mais de 1,5kg do produto foi descartado.
Seis embalagens de strogonoff de carne foram jogados fora na filial do Supermercado Zona Sul, estabelrcimento localizado também nos arredores da Praça General Osório.
Aprovados
Os únicos lugares onde não foram encontradas irregularidades foram o Fazendola e o Express Pizza. É importante ressaltar que o consumidor não deve ficar intimidado em visitar os lugares autuados, o Procon foi vistoriar eles justamente para garantir a tranquilidade do cliente e a ordem nos estabelecimentos.
Fonte: Brasil Econômico - 15/02/2017
Notícias
- 27/11/2024 68,1 milhões de consumidores estavam inadimplentes em outubro
- Inflação já é uma realidade
- Bancos pressionam governo por revisão do teto de juros do empréstimo consignado do INSS
- Black Friday 2024: veja quais são os direitos do consumidor para a data
- Gastos do Bolsa Família aumentaram 47,1% em 2023, aponta IBGE
- TJDFT mantém indenização por cobranças indevidas e assédio telefônico a consumidor
- Um em cada três proprietários de imóveis enfrenta dificuldades para definir preço de venda ou aluguel
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)