Veja dicas de como manter o orçamento em tempos de desemprego
Publicado em 06/02/2017
De acordo com especialista, em tempos de desemprego, atividades informais podem auxiliar na captação de renda para a manutenção do orçamento
Um levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou que no ano de 2016, cerca de 12,3 milhões de trabalhadores estavam desempregados. De acordo com o Instituto, o resultado refletiu a instabilidade que ainda assombra o mercado de trabalho e o fraco desempenho da indústria.
A fim de ajudar o trabalhador inserido na estatística do desemprego a encontrar alternativas para a manutenção de seu orçamento, o coordenador do curso de ciências contábeis da Faculdade Santa Marcelina, Reginaldo Gonçalves, separou dicas abrangentes ao trabalho informal e a reinserção no mercado de trabalho.
Seguro desemprego
Não dependa somente do recebimento do seguro desemprego. Ao ser informado sobre sua demissão, procure manter a calma para que consiga pensar em outras opções que possam viabilizar o seu retorno à atividade.
Área de atuação
Caso não consiga se inserir de imediato no mercado de trabalho, e principalmente em sua área de atuação, procure se arriscar em outras áreas que se sinta confortável, mesmo que temporariamente. De acordo com Gonçalves, o ego não pode ser maior do que a necessidade.
Cursos de qualificação
Para se manter atualizado, uma alternativa é fazer cursos de qualificação profissional. Existem diversas opções gratuitas e online que podem potencializar a sua qualificação e até ajudar na descoberta de novas áreas e propostas de emprego.
Alternativas domésticas
Uma boa opção para se manter ativo e com o orçamento em dia é buscar por alternativas domésticas. Ou seja, opções como o preparo de comidas, corte de cabelo e tratamentos estéticos que podem ser feitos em casa. Vender cosméticos e atuar em serviços de limpeza, jardinagem e transporte também são alternativas para gerar lucro. Lembre-se que atividades informais também podem colaborar para a sua manutenção de vida financeira.
Possibilidades
Não menospreze nenhum tipo de atividade formal ou informal. Muitos não dão valor a determinados serviços, mas em tempos de desemprego, possibilidades não devem ser descartadas ou vistas de forma preconceituosa. Aproveite o momento para explorar novas áreas e quem sabe, descobrir uma nova vocação.
Fonte: Brasil Econômico - 03/02/2017
Notícias
- 14/07/2025 MEC quer expandir Pé-de-Meia a todos estudantes da rede pública
- Custo da cesta básica no Rio cai 0,56% em junho e registra maior queda do ano
- INSS: entenda o que é o órgão responsável pela Previdência Social
- Arthur Lira anuncia mudanças na reforma do IR e amplia redução para quem recebe até R$ 7.350
- Retomada extrajudicial de veículos: entenda os riscos e direitos do consumidor inadimplente
- Paciente será indenizado após demora em diagnóstico de apendicite
- Ex-gerente da Caixa deve pagar mais de R$?2 milhões por fraudes
- No 1º tombo em 2025, 'prévia do PIB' do Banco Central tem retração de 0,7% em maio
- Caixa paga lucro do FGTS até agosto; saiba como consultar
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)