Dona da Ray-Ban compra Óticas Carol em negócio de 110 milhões de euros
Publicado em 31/01/2017
Empresa brasileira opera uma rede de franquia com cerca de 950 lojas no país.
O grupo italiano Luxottica, dona de marcas como Ray-ban e Oakley, acertou a compra da rede brasileira Óticas Carol, uma das líderes do mercado brasileiro de óculos, em um acordo de 110 milhões de euros (U$ 117 milhões), expandindo a sua presença no mercado varejista brasileiro.
A Luxottica, que no início deste mês assinou um acordo de fusão de cerca de US$ 50 bilhões com a fabricante de lentes Essilor (das marcas Varilux e Transitions), já está presente no Brasil com uma rede de lojas Sunglass Hut, uma fábrica em Campinas (SP) e negócios no setor atacadista.
A Óticas Carol opera atualmente uma marca de franquia com cerca de 950 lojas Brasil, com uma receita anual de cerca de 200 milhões de euros. A rede cresceu de um total de 500 lojas em 2013, para 950 em 2016.
Histórico da empresa
Criada em 1997, as Óticas Carol foi comprada em 2008 por Marcos Amaro, filho do comandante Rolim Amaro, fundador da TAM. Quatro anos depois, ele vendeu sua participação majoritária no negócio para investidores liderados pelo fundo britânico 3i por R$ 108 milhões. Atualmente, os principais accionistas da empresa são os fundos de investimento 3i Group, Neuberger Berman e Siguler Guff & Company.
“O Brasil é um ótimo país, tanto que acreditamos e investimos há 25 anos”, disse em comunicado Leonardo Del Vecchio, presidente executivo do Grupo Luxottica.
A compra ainda está sujeita às habituais aprovações regulatórias, e a previsão de finalização é para o primeiro semestre de 2017.
"Agora, nós temos todas as ferramentas necessárias para seguir em frente com nossos planos de expansão”, disse Ronaldo Pereira, diretor executivo da Óticas Carol.
Luxottica é gigante global no setor de óculos
No dia 16, a Luxottica e a Essilor anunciaram nesta segunda-feira (16) que chegaram a um acordo de fusão, que culminará numa gigante global no setor de ótica, com receitas combinadas superiores a 15 bilhões de euros.
O acordo marca uma das maiores alianças de empresas em dois países diferentes da Europa e une a Luxottica com a maior produtora de lentes do mundo.
A EssilorLuxotica terá 140 mil funcionários e terá sede e será listada em Paris. Para ser efetivada, a fusão ainda depende de aprovação da autoridades francesas.
Com sede na Itália, a Luxottica é a líder global na fabricação e venda de óculos. A empresa possui também o licenciamento de muitas marcas de moda, incluindo Bulgari, Prada, Chanel, Armani, Burberry , Ralph Lauren, Michael Kors e Dolce & Gabbana.
Já a francesa Essilor tem como principais marcas Varilux, Crizal, Transitions, Eyezen, Xperio, Foster Grant.
Fonte: G1 - 30/01/2017
Notícias
- 27/11/2024 68,1 milhões de consumidores estavam inadimplentes em outubro
- Inflação já é uma realidade
- Bancos pressionam governo por revisão do teto de juros do empréstimo consignado do INSS
- Black Friday 2024: veja quais são os direitos do consumidor para a data
- Gastos do Bolsa Família aumentaram 47,1% em 2023, aponta IBGE
- TJDFT mantém indenização por cobranças indevidas e assédio telefônico a consumidor
- Um em cada três proprietários de imóveis enfrenta dificuldades para definir preço de venda ou aluguel
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)