Após dois anos, Brasil volta à liderança da geração de lucro do Santander
Publicado em 26/01/2017 , por Célia Froufe
Filial brasileira do Banco Santander voltou a apresentar o melhor resultado para o grupo; 21% do lucro global do conglomerado foi atribuído ao Brasil
LONDRES - Depois de dois anos perdendo a posição para o Reino Unido, a filial brasileira do Banco Santander voltou a apresentar o melhor resultado para o grupo espanhol em 2016. De acordo com dados apresentados nesta quarta-feira, 25, pela instituição, 21% do lucro global do conglomerado foi atribuído ao Brasil. O Reino Unido ficou com a segunda posição, com 20%, e o Santander Consumer Finance (SCF) - um braço da instituição voltado ao financiamento de consumidores, em terceiro, com 13%. Com isso, o resultado da matriz ficou apenas na quarta posição, responsável por 12% do resultado do grupo no ano passado.
Num ano em que a libra esterlina passou por forte desvalorização em relação a várias outras divisas - incluindo o euro -, o lucro atribuído ao grupo pelo Reino Unido, que vinha capitaneando a geração de lucros nos últimos anos, apresentou redução de 14,7%. Sem o efeito do câmbio, a baixa seria de 4%. Em 2016, o lucro do banco no país ficou em 1,681 bilhão de euros, ante 1,786 bilhão de euros do Brasil. Além da libra, o Santander também registrou o impacto das operações no país em função da entrada em vigor de uma taxa bancária de 8%.
O banco lembrou que o comportamento da libra no ano passado foi uma reação ao referendo que decidiu pela saída do país da União Europeia, o chamado Brexit. Com a retirada desses impactos, o lucro antes de impostos no Reino Unido foi de 2,452 bilhões de euros no ano passado, um aumento de 7,7% sobre 2015. Esse desempenho, de acordo com a instituição, se deve ao crescimento do crédito e menor custo de depósitos, juntamente com a disciplina no controle de custos e a qualidade de crédito.
Já o SCF apresentou um aumento no lucro atribuível de 16,5% no ano passado (17,9% excluindo a taxa de câmbio). O novo SCF de crédito de produção subiu 17% no ano, com aumentos em todos os países, segundo a instituição. "A unidade também reflete melhorias significativas na qualidade crédito e manteve a liderança em termos de eficiência", considerou o grupo em nota divulgada hoje.
No caso da matriz, o lucro que remeteu para o grupo cresceu 4,6% de 2015 para 2016, para 1,022 bilhão de euros. "Embora o ambiente de baixas taxas de juros tenha afetado a margem líquida de juros, este efeito foi compensado por um bom crescimento na receita de serviços, controle de custos e forte melhorias significativas na qualidade do crédito", avaliou o Santander.
Fonte: Estadão - 25/01/2017
Notícias
- 27/11/2024 68,1 milhões de consumidores estavam inadimplentes em outubro
- Inflação já é uma realidade
- Bancos pressionam governo por revisão do teto de juros do empréstimo consignado do INSS
- Black Friday 2024: veja quais são os direitos do consumidor para a data
- Gastos do Bolsa Família aumentaram 47,1% em 2023, aponta IBGE
- TJDFT mantém indenização por cobranças indevidas e assédio telefônico a consumidor
- Um em cada três proprietários de imóveis enfrenta dificuldades para definir preço de venda ou aluguel
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)