Hackers roubam dados de 29 mil clientes da corretora XP Investimentos
Publicado em 24/01/2017 , por RENATA AGOSTINI
Dados de cerca de 29 mil clientes da XP Investimentos, uma das maiores corretoras do país, foram roubados por hackers. Eles tentam desde o fim do ano passado extorquir dinheiro dos sócios da empresa, ameaçando expor as informações.
O ataque à base de dados da empresa ocorreu em 2013 e 2014. Mas apenas em dezembro de 2016 os criminosos começaram a pedir dinheiro para não divulgar os dados coletados, afirmou a XP nesta segunda-feira (23).
Num dos pedidos, os hackers exigiram o pagamento de R$ 22,5 milhões "convertidos em bitcoins" - moeda usada no mundo virtual.
A transferência não foi feita e a corretora iniciou uma investigação interna.
O episódio foi relatado às autoridades e atualmente está sendo investigado pela Polícia Federal, pelo Ministério Público Federal e pelo Banco Central, segundo a empresa. Pela característica do crime, a apuração está sob sigilo.
O caso, revelado pelo jornal "Valor Econômico", atinge cerca de 15% da base de clientes da corretora.
Segundo a XP, os hackers não roubaram senhas ou dados financeiros, mas dados cadastrais com informações como nome e endereço.
Mas, no mesmo período em que os criminosos acessaram os dados, três clientes da XP foram vítimas de fraude.
Cerca de R$ 500 mil foram desviados de suas contas. O golpe ocorreu após a abertura de contas falsas em nome dos clientes em bancos - transferências de valores de corretoras só podem ser feitas para contas bancárias da mesma titularidade.
A XP ressarciu os clientes lesados na ocasião.
MENSAGENS
A XP vinha tentando manter o episódio sob sigilo, mas, na tentativa de aumentar a pressão sobre a corretora, os hackers passaram a enviar mensagens diretamente a alguns dos 29 mil clientes cujas informações foram roubadas, relatando o ocorrido.
A corretora enviou então um comunicado aos clientes. A mensagem, contudo, não detalhava o ocorrido.
Criada em 2001, a XP tornou-se uma das maiores corretoras do país e tem investido alto justamente na expansão de sua plataforma digital.
A empresa afirmou que lamenta o ocorrido e que, nos últimos anos, reforçou "sua estrutura de segurança da informação" e investiu "em infraestrutura, processos e softwares".
Fonte: Folha Online - 23/01/2017
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