Nenhuma operadora oferece 4G estável no Brasil, diz consultoria
Publicado em 19/01/2017 , por TÁSSIA KASTNER
A maioria dos acessos à internet no país é feita pelo celular, mas isso não significa que brasileiros conseguem conexão sempre que desejam. Relatório da consultoria OpenSignal mostra, na verdade, que os telefones encontram rede 4G em apenas metade das vezes que tentam navegar na internet.
Isso ajuda a explicar a quantidade de vezes que rede sociais avisam que não há conexão disponível para continuar rolando o feed de postagens até o infinito, quando o tédio acomete um cidadão à espera do metrô, por exemplo.
"De forma geral, nenhuma operadora no Brasil é capaz de oferecer conexão 4G estável", diz o relatório da OpenSignal.
A TIM oferece a melhor rede, segundo a consultoria, com acesso em 59,2% das tentativas. A cobertura da Vivo também supera os 50%, o que não ocorre com Claro e Oi.
A metodologia da empresa consiste em medir quantas vezes o smartphone encontra rede para se conectar a cada intervalo de 10 a 15 minutos. A medida, portanto, não leva em consideração a distribuição geográfica da cobertura.
Pela medida geográfica, a Teleco, consultoria brasileira do setor, estima que 71,3% da população brasileira tenha acesso à internet 4G, com 1.519 municípios atendidos.
VELOCIDADE
Já a velocidade da internet 4G subiu, puxada pela Claro, que assumiu a dianteira como operadora de conexão mais rápida à internet. A velocidade média no país é de 19,7 Mbps (megabits por segundo), 2 Mbps acima da média mundial, calculada em novembro do ano passado.
A velocidade alcançada pela Claro é de 27,45 Mbps. A Vivo, até então a mais veloz, ficou para trás, com 21,29 Mbps.
"A repentina ascensão da Claro para o topo do ranking de velocidade 4G indica novos investimentos que a companhia está fazendo na sua rede, aumentando a capacidade geral da rede e a velocidade de conexão dos seus clientes", afirma a OpenSignal.
A consultoria também destacou investimentos que vêm sendo feitos por Vivo, TIM e Claro em melhoria da rede 4G, que pode ajudar a elevar a velocidade de navegação.
A pesquisa foi raealizada entre os dias 1º de setembro e 30 de novembro de 2016, com 39.471 usuários de smartphones no país. Foram processados 770 milhões de dados coletados a partir de aparelhos que tinham o aplicativo da empresa.
Leia a íntegra do relatório aqui (em inglês).
Fonte: Folha Online - 18/01/2017
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