Economize com a compra do material escolar dos seus filhos
Publicado em 19/01/2017 , por Samy Dana
No mês de janeiro os pais precisam de criatividade para animar as férias escolares das crianças - principalmente quando o seu recesso não coincide com o deles. Mas essa é apenas uma das preocupações típicas desse mês: entre as contas a pagar, está o material escolar. Como a despesa com impostos e as dívidas herdadas dos gastos de fim de ano pesam bastante no orçamento, é preciso ter muita cautela na papelaria e pulso firme para não ceder a todos os apelos dos filhos.
Aliás, se todas as crianças se empolgassem com o período letivo como se empolgam com a compra do material escolar, todos os pais esbanjariam motivo de orgulho com os boletins. A questão é que a compra tende a ficar muito mais cara se os pais optarem por comprar o material das franquias mais buscadas. Pesquisa feita pelo Procon-SP em papelarias da capital paulista apontou, por exemplo, que um caderno com as mesmas especificações e do mesmo fabricante, pode saltar de R$ 9,60 (opção mais simples) para R$ 27,00 (opção de franquia), somente em função da capa.
De um modo geral a pesquisa levantou os preços de 168 produtos e constatou um aumento de 12,97% nos preços em comparação à pesquisa do ano anterior. O percentual ficou bem acima da inflação registrada no mesmo período em São Paulo (IPC-SP), que foi de 6,65% de acordo com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
Além do critério de selecionar itens mais baratos e preferencialmente que não sejam de franquias de personagens infantis e de adolescentes, vale também reunir alguns pais para a realização de compras coletivas. Esse processo facilita a negociação por preços melhores. Pesquisa nacional feita pelo Sistema Fecomércio RJ/Ipsos apontou que das pessoas entrevistadas que têm intenção de comprar material escolar, 51% disseram que vão pagar à vista, percentual maior do que a apuração de 2016 (46%). As compras à vista também são uma forma eficaz de conseguir descontos relevantes.
Vale ainda analisar minuciosamente a lista de material e avaliar o que pode ser reaproveitado do ano anterior. Itens como tesoura sem ponta, réguas, estojos, mochilas, entre outros, podem ter uma vida útil longa, desde que o estudante tenha cuidado. Aos pais que têm filhos com idades próximas, também é possível aproveitar livros didáticos que não estejam rasurados ou desatualizados.
Por fim, seja criterioso ao avaliar o que está sendo pedido pela escola. Algumas instituições colocam itens abusivos na lista e você não tem obrigação de comprá-los - como material de higiene e limpeza. Também não é permitido exigir a marca dos produtos da lista. Fique de olho, boas compras e ótimo ano letivo para seus filhos.
Fonte: G1 - 18/01/2017
Notícias
- 27/11/2024 68,1 milhões de consumidores estavam inadimplentes em outubro
- Inflação já é uma realidade
- Bancos pressionam governo por revisão do teto de juros do empréstimo consignado do INSS
- Black Friday 2024: veja quais são os direitos do consumidor para a data
- Gastos do Bolsa Família aumentaram 47,1% em 2023, aponta IBGE
- TJDFT mantém indenização por cobranças indevidas e assédio telefônico a consumidor
- Um em cada três proprietários de imóveis enfrenta dificuldades para definir preço de venda ou aluguel
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)