Suzuki faz recall de 2.600 motos fabricadas entre 2012 e 2016
Publicado em 28/12/2016
Problema com estrator pode levar a desligamento rependino e causar acidente
RIO - Os proprietários das motocicletas Suzuki, modelos V-STROM 650 A e V-STROM 650 XT, fabricadas entre 2012 e 2016, devem levá-las a uma concessionária da marca para a substituição do estator, pois há possibilidade de desligamento do motor com a motocicleta em funcionamento, sem seu posterior religamento na partida elétrica ou com dificuldade para religar. O recall atimge 2.591 motocicletas foi protocolado na Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Cidadania pela J. Toledo da Amazônia Indústria e Comércio de Veículos Ltda., detentora da marca “Suzuki Motos” no Brasil.
De acordo com a Suzuki, o atendimento começará a ser feito em 23 de janeiro, as motocicletas atingidas são as de numeração de chassi, não sequencial, compreendida entre o intervalo 9CDVP56AJDM100001 a 9CDVP56ATHM100482.
A Suzuki constatou que “devido à falta de capacidade de resistência ao calor das bobinas do estator, o material de isolação dos fios da referida peça pode ser danificado pelo calor do motor, resultando em um curto circuito entre os fios das bobinas do estator". Nessa hipótese, “continuado o uso da motocicleta nesta condição, poderá causar redução da corrente elétrica gerada pelo estator e, consequentemente, carga insuficiente de bateria. Em caso severo, ou seja, ainda de continuidade do uso da motocicleta, pode causar a parada do motor durante a pilotagem, sendo impossível acionar novamente a partida elétrica”. Nesta linha, o que pode gerar “acidentes e/ou a dificuldade no religamento do motor”.
O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.
Mais informações podem ser obtidas junto à Suzuki, por meio do telefone 0800 707 8021 ou pelo site. Detalhes sobre a Campanha de Chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça e Cidadania.
Fonte: O Globo Online - 27/12/2016
Notícias
- 27/11/2024 68,1 milhões de consumidores estavam inadimplentes em outubro
- Inflação já é uma realidade
- Bancos pressionam governo por revisão do teto de juros do empréstimo consignado do INSS
- Black Friday 2024: veja quais são os direitos do consumidor para a data
- Gastos do Bolsa Família aumentaram 47,1% em 2023, aponta IBGE
- TJDFT mantém indenização por cobranças indevidas e assédio telefônico a consumidor
- Um em cada três proprietários de imóveis enfrenta dificuldades para definir preço de venda ou aluguel
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)