Especialista dá dicas sobre consórcio para compra de automóveis
Publicado em 27/12/2016
Confira seis passos que vão aumentar o seu poder de compra e te ajudar na aquisição do carro dos sonhos por meio do consórcio e seus beneficios
A menor concessão de crédito tem levado muitos brasileiros a buscar o consórcio para aquisição de automóveis. Atualmente ele se tornou uma das modalidades de financiamento mais procuradas para aqueles que almejam comprar, porém não de imediato. Ocupando a sexta posição no ranking dos produtos financeiros mais procurados na internet, saiba como adquirir um veículo por meio de consórcio em seis passos.
“Um dos principais pontos a favor do consórcio é a não incidência de taxa de juros nas parcelas, o que contribui para diminuir o valor final do veículo e torna o modelo mais atrativo para o consumidor em um cenário econômico desafiador. As contemplações no consórcio Itaú, por exemplo, cresceram 5% em outubro deste ano em relação ao mesmo período de 2015. Esse é um indicativo do bom momento do produto para o consumidor”, afirma Cristiane Magalhães, diretora do Itaú Unibanco.
Planejamento
Desenvolva um planejamento tendo em mente que se está uma carta de crédito, e não somente um veículo. Com isso é importante incluir o valor das parcelas em seu orçamento juntamente das taxas de administração e o fundo de reserva, que possibilita a reposição de uma eventual falta de recursos para crédito.
Maior poder de negociação
Potencialize o seu poder de negociação. É importante saber que a carta de crédito é o mesmo que um pagamento a vista e que 10% dela pode ser utilizado no pagamento de custos do próprio negócio. O que vira desconto no preço do veículo pode ser utilizado para cobrir despesas como o seguro e a documentação, por exemplo. Sabendo disso, suas chances de entrar em um consenso com os vendedores sobre o preço do veículo serão maiores.
Acelere a contemplação
Para aqueles que desejam efetuar a compra do veículo com mais rapidez e já possuem uma reserva de dinheiro, é possível ofertar lances e agilizar o processo de contemplação. Uma opção para isso pode ser encontrada no consórcio Itaú, que também habilita a utilização da carta de consórcio como ferramenta para aumentar seus lances. Com isso, ocorrerá uma diminuição no valor do crédito a ser liberado no momento da compra do carro.
Acompanhe as variações de preço do carro
Não se esqueça que as parcelas do consórcio também acompanham o preço de novos veículos. Assim, o seu poder de compra será assegurado, mesmo que o processo de contemplação não ocorro instantaneamente após adquirir o consórcio.
Para todos os bolsos
Um dos benefícios e diferenciais oferecidos pelo consórcio, é a diversidade de planos que auxiliam na escolha dos melhores valores de parcela. O consórcio se adequa ao seu orçamento e lhe dá uma previsão de qual o momento mais favorável para o pagamento das parcelas.
Atenção ao contrato
Se atenha as regras de funcionamento do consórcio. É importante o conhecimento das regras do mesmo. Por isso, leia o contrato com atenção e quantas vezes necessário. Simule as condições de operação e tenha acesso a canais que sanem dúvidas sobre o produto ou sobre a instituição escolhida para a aquisição do consórcio. Estar bem informado facilitará a compra do veículo e evitará frustrações futuras.
Fonte: Brasil Econômico - 26/12/2016
Notícias
- 27/11/2024 68,1 milhões de consumidores estavam inadimplentes em outubro
- Inflação já é uma realidade
- Bancos pressionam governo por revisão do teto de juros do empréstimo consignado do INSS
- Black Friday 2024: veja quais são os direitos do consumidor para a data
- Gastos do Bolsa Família aumentaram 47,1% em 2023, aponta IBGE
- TJDFT mantém indenização por cobranças indevidas e assédio telefônico a consumidor
- Um em cada três proprietários de imóveis enfrenta dificuldades para definir preço de venda ou aluguel
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)