Serasa dá dicas para consumidor controlar o orçamento no Natal
Publicado em 22/12/2016
Parcelar compras pode afetar período de pagamentos no início do ano. Segundo a Confederação Nacional do Comércio, 57,3% das famílias estão endividadas.
Para não começar 2017 atolado em dívidas, a Serasa Experian preparou para o Jornal da Globo uma cartilha especial com dicas para manter o orçamento da família em ordem nesse Natal.
A revista da loja diz que você merece, a plaquinha de preços anuncia 50% de desconto, e ainda mostra que, se for muito caro, dá para parcelar o pagamento até agosto de 2018.
Com tudo isso, somado à grana do 13º no bolso, a vontade de comprar é grande.
Entre as orientações da cartilha está não comprar por impulso. É preciso separar o desejo da necessidade. Segundo a Confederação Nacional do Comércio, 57,3% das famílias estão com dívidas ou com cartão de crédito, cheque especial, empréstimo pessoal, rotativo...
A Serara Experian também mostra que os meses de maior inadimplência são março, abril e maio, porque é justamente quando as famílias começam a se enrolar com as dívidas, os parcelamentos que começaram a ser feitos no Natal.
Segundo a Confederação Nacional do Comércio, 9,1% das famílias endividadas dizem que não tem como pagar e pronto.
Parcelar os presentes de Natal é deixar para pagar em janeiro, ou seja, junto com IPVA, IPTU, material escolar... Por isso, pague as dívidas, em vez de comprar mais.
Por fim, discuta as finanças com a família, e caso fique difícil pagar, tente renegociar logo pra tudo voltar ao normal o quanto antes.
Fonte: G1 - 21/12/2016
Notícias
- 14/07/2025 MEC quer expandir Pé-de-Meia a todos estudantes da rede pública
- Custo da cesta básica no Rio cai 0,56% em junho e registra maior queda do ano
- INSS: entenda o que é o órgão responsável pela Previdência Social
- Arthur Lira anuncia mudanças na reforma do IR e amplia redução para quem recebe até R$ 7.350
- Retomada extrajudicial de veículos: entenda os riscos e direitos do consumidor inadimplente
- Paciente será indenizado após demora em diagnóstico de apendicite
- Ex-gerente da Caixa deve pagar mais de R$?2 milhões por fraudes
- No 1º tombo em 2025, 'prévia do PIB' do Banco Central tem retração de 0,7% em maio
- Caixa paga lucro do FGTS até agosto; saiba como consultar
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)