Viciados em games podem ter mais dificuldade para guardar dinheiro
Publicado em 19/12/2016 , por Samy Dana
Vícios trazem prejuízos não só para a saúde, mas também para o seu bolso. Você sabia, por exemplo, que o vício em vídeo game pode te levar a adotar um comportamento imediatista e impulsivo? Esse viés não se aplica somente aos gastos com a compra de novos jogos ou consoles, abrange a vida financeira como um todo.
Estudo desenvolvido pela neurocientista Valerie Voon, da Universidade de Cambridge, mostrou como o comportamento de pessoas viciadas pode afetar a forma como elas reagem a recompensas. De um modo geral, o hábito enraizado por viciados em games é a necessidade constante de recompensas. Jogos costumam nos satisfazer pelo pequeno gatilho de prazer que é disparado em nosso cérebro a cada vez que alcançamos uma nova conquista - uma fase destrancada, um prêmio, um upgrade no personagem etc.
Quando o prazer desse entretenimento se torna um vício, é sinal de que a recompensa imediata se tornou-se uma necessidade. É aí que entra a mudança de comportamento mensurada pela especialista. Em neurociência, há um conceito chamado de "delay discounting" (desconto por atraso, em tradução livre). Em outras palavras, uma atividade de delay discounting serve para medir o comportamento impulsivo de alguém - ela mede a preferência que uma pessoa terá por uma recompensa menor e imediata ou por uma recompensa maior, porém dada no futuro.
Em seu estudo, a especialista descobriu que pessoas viciadas em jogos tendem a dar preferência para recompensas menores e imediatas - devido à necessidade constante que elas têm de receber recompensas. Viciados em jogos eram questionados se preferiam receber 11 libras imediatamente ou 19 libras em 30 dias. A tendência das respostas foi a primeira opção.
O ponto aqui não é transformar os jogos em vilões - até porque existem vários outros estudos científicos que apontam que eles podem ser úteis para melhorar o desempenho em atividades cognitivas. O grande problema é o vício.
Dedicar tempo excessivo aos jogos, a ponto de tornar-se um vício - é prejudicial não só para a vida pessoal, tendo em vista que o viciado dará preferência para as recompensas instantâneas dos jogos a projetos de longo prazo, como os estudos. A impulsividade para a recompensa imediata também é um efeito danoso para a saúde financeira de quem tem um vício.
Diante de uma tentação consumista - como anúncios de “liquidações”, promoções de Natal e saldões de janeiro - o viciado pode ficar mais susceptível a gastar, em vez de priorizar a economia para objetivos de longo prazo, a exemplo do que foi demonstrado no estudo.
Cuidar das finanças vai além de ter atenção ao orçamento. Comportamentos que você nem imaginava podem interferir diretamente no seu bolso.
Fonte: G1 - 16/12/2016
Notícias
- 27/11/2024 68,1 milhões de consumidores estavam inadimplentes em outubro
- Inflação já é uma realidade
- Bancos pressionam governo por revisão do teto de juros do empréstimo consignado do INSS
- Black Friday 2024: veja quais são os direitos do consumidor para a data
- Gastos do Bolsa Família aumentaram 47,1% em 2023, aponta IBGE
- TJDFT mantém indenização por cobranças indevidas e assédio telefônico a consumidor
- Um em cada três proprietários de imóveis enfrenta dificuldades para definir preço de venda ou aluguel
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)