Setor de serviços registra em outubro a maior queda em 4 anos, diz IBGE
Publicado em 15/12/2016
O volume de serviços prestados no país recuou pelo terceiro mês seguido e caiu 2,4% em outubro, ante setembro, na série com ajuste sazonal da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE.
O resultado é recorde negativo, o maior tombo para qualquer mês desde 2012, quando o levantamento começou a ser divulgado pelo instituto.
Na comparação com outubro do ano passado, a queda de 7,6% foi a maior da série para o mês. Nos dez meses de 2016, a atividade recuou 5% e, nos 12 meses encerrados em outubro, a retração foi de 5,1%.
Depois de dois meses de quedas, os serviços prestados às famílias avançaram 0,1% na comparação contra setembro. Foi o único dos cinco segmentos com resultado positivo. Ele foi puxado pelos serviços de alojamento e alimentação, que subiram 0,5% e contrabalançaram outros serviços para as famílias (cabeleireiros etc.), que recuaram 2,3%.
O IBGE registrou variações negativas nos Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (-7,0%); Serviços de informação e comunicação (-3,1%); Serviços profissionais, administrativos e complementares (-1,9%) e Outros Serviços (-0,5%). O agregado especial das Atividades turísticas apresentou queda de 1,3% perante o mês imediatamente anterior.
Ante outubro de 2015, todos os grupos perderam, exceto Serviços de tecnologia da informação, que cresceram 2,7%.
"Em um cenário de retração das atividades de prestação de serviços, o segmento de Serviços de tecnologia da informação vem apresentando crescimentos contínuos, desde o mês de abril de 2016, na série sem ajuste sazonal, o que ressalta sua característica de segmento dinâmico, com a geração de serviços de elevado valor agregado.
Isso porque as empresas vêm retomando a contratação de serviços de informática, para atender suas necessidades estratégicas, visando manter seus níveis de competitividade e produtividade", explicou o IBGE.
O IBGE informou ainda que a receita nominal do setor de serviços caiu 1,3% entre setembro e outubro. Em relação ao antepenúltimo mês de 2015, o recuo foi maior, de 3,1%. No ano e em 12 meses, a variação da receita nominal foi nula.
Fonte: Folha Online - 14/12/2016
Notícias
- 27/11/2024 68,1 milhões de consumidores estavam inadimplentes em outubro
- Inflação já é uma realidade
- Bancos pressionam governo por revisão do teto de juros do empréstimo consignado do INSS
- Black Friday 2024: veja quais são os direitos do consumidor para a data
- Gastos do Bolsa Família aumentaram 47,1% em 2023, aponta IBGE
- TJDFT mantém indenização por cobranças indevidas e assédio telefônico a consumidor
- Um em cada três proprietários de imóveis enfrenta dificuldades para definir preço de venda ou aluguel
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)