Golpe do falso boleto de IPTU faz prefeitura alertar contribuintes em SP
Publicado em 09/12/2016
O boleto parece real. Tem o logo da Prefeitura de São Paulo, dados corretos do cliente. Na parte de cima do papel a explicação: um suposto "reajuste do IPTU". O estranho é a impressão um pouco torta. Foi isso que alertou uma moradora do Jardim Paulista sobre o golpe do falso IPTU.
A fraude fez com que a prefeitura divulgasse um alerta em seu site na semana passada. "Uma maneira de identificar se o documento é verídico ou não é verificar se consta o campo com a situação de pagamento. Se não constar, é falso. Porém, se constar, é necessário verificar se está coerente com o que foi pago nos outros meses", afirma o comunicado.
Foi um contribuinte que alertou a administração municipal, após cair no golpe, em outubro. A Secretaria Municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico então analisou o boleto e identificou a fraude, justamente pela frase "reajuste do IPTU parcela única". Segundo a prefeitura, ela nunca é usada em cobranças desse tipo.
No caso de dúvida sobre a veracidade do documento, o contribuinte pode enviar um e-mail para ni@prefeitura.sp.gov.br ou solicitar a segunda via nas subprefeituras ou pela internet, mas apenas por meio do endereço eletrônico oficial: www3.prefeitura.sp.gov.br/iptusimp.
Já foram identificados também links falsos para quem busca solicitar a segunda via. São eles: www.tributos-saopaulo-gov.com.br e www.iptu-sao-paulo-gov.com.br. A prefeitura afirma que já solicitou à Justiça o cancelamento dos domínios.
Fonte: Folha Online - 09/12/2016
Notícias
- 27/11/2024 68,1 milhões de consumidores estavam inadimplentes em outubro
- Inflação já é uma realidade
- Bancos pressionam governo por revisão do teto de juros do empréstimo consignado do INSS
- Black Friday 2024: veja quais são os direitos do consumidor para a data
- Gastos do Bolsa Família aumentaram 47,1% em 2023, aponta IBGE
- TJDFT mantém indenização por cobranças indevidas e assédio telefônico a consumidor
- Um em cada três proprietários de imóveis enfrenta dificuldades para definir preço de venda ou aluguel
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)