Nestlé anuncia processo que reduz 40% do açúcar em produtos
Publicado em 02/12/2016 , por LINDSAY WHIPP
A Nestlé anunciou ter descoberto um processo para reduzir naturalmente o teor de açúcar em até 40%, em um avanço que a fabricante dos chocolates KitKat informa ser pioneiro no setor. Os fabricantes de alimentos e bebidas estão sofrendo pressão para fabricar produtos mais saudáveis, por conta da epidemia de obesidade.
A maior fabricante mundial de alimentos e bebidas anunciou na quarta-feira (30) que estava garantindo uma patente para sua inovação e começaria gradualmente a introduzi-la em diversas de suas marcas de chocolates e doces a partir de 2018, o que lhe daria tempo para preparar a transição.
Stefan Catsicas, vice-presidente de tecnologia da Nestlé, disse que os seres humanos sentem o sabor de apenas uma fração do açúcar que consomem, porque os cristais não se dissolvem completamente até que sejam engolidos. Ele disse que sua equipe conseguiu alterar a estrutura dos cristais de forma a que contenham menos açúcar, mas não percam sabor algum. O novo método foi testado por meio de diversos grupos de provadores de sabor.
"Reduzimos o teor total dos cristais de açúcar, de modo a que a pessoa possa comer menos e ainda sentir a mesma sensação", disse Catsicas.
Muitos consumidores estão buscando dietas mais saudáveis, e os governos estão batalhando para controlar os altos níveis de obesidade, que elevam em bilhões de dólares os custos de saúde. Por conta disso, as maiores fabricantes de alimentos e bebidas estão investindo pesadamente em inovação a fim de atender a essas novas demandas.
O avanço conseguido pela Nestlé surge depois que a PepsiCo recentemente anunciou o compromisso de investir bilhões de dólares no desenvolvimento de novos petiscos e bebidas e na reformulação das marcas existentes, cortando o teor de sal, açúcar e gordura.
Boa parte da pressão pela redução do açúcar se concentra nas bebidas. Os governos do Reino Unido, África do Sul e México adotaram novos impostos sobre as bebidas açucaradas, ou planejam implementá-los nos próximos meses e anos. A atenção aos refrigerantes como a Pepsi e a Coca-Cola se deve em parte ao alto consumo de parte de alguns membros da população e ao fato de que sejam vistos como desprovidos de outros nutrientes úteis.
O trabalho da Nestlé para a redução do teor de açúcar é parte de um esforço iniciado em 2004 para tornar seus produtos mais saudáveis. A empresa vem trabalhando na inovação quanto ao açúcar há dois anos. Antes disso, a equipe de ciência dos alimentos da empresa determinou que "ao distribuir as gotas de gordura de forma diferente" no seu sorvete Dreyer's, os consumidores sentiriam a mesma suavidade mas consumiriam metade do total de gordura.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que as pessoas limitem seu consumo diário de açúcar adicionado a 10% do valor calórico que ingerem, nível que o Departamento da Agricultura dos Estados Unidos estima ficar bem abaixo da ingestão média dos norte-americanos. A OMS estima que no Reino Unido e Espanha, a ingestão de açúcar adicionado responda por 16% a 17% das calorias ingeridas diariamente.
Fonte: Folha Online - 01/12/2016
Notícias
- 27/11/2024 68,1 milhões de consumidores estavam inadimplentes em outubro
- Inflação já é uma realidade
- Bancos pressionam governo por revisão do teto de juros do empréstimo consignado do INSS
- Black Friday 2024: veja quais são os direitos do consumidor para a data
- Gastos do Bolsa Família aumentaram 47,1% em 2023, aponta IBGE
- TJDFT mantém indenização por cobranças indevidas e assédio telefônico a consumidor
- Um em cada três proprietários de imóveis enfrenta dificuldades para definir preço de venda ou aluguel
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)