Economize nas compras on-line com 4 dicas práticas
Publicado em 21/11/2016
Verifique se a loja online é de confiança e pesquise preços.Confira algumas dicas para economizar nas compras on-line e garanta a segurança das transações
Além da conveniência e da praticidade, realizar compras on-line também é uma ótima forma de economizar. Em geral, os consumidores encontram um custo mais baixo que em lojas físicas, além de maior variedade de produtos, opções de parcelamentos e promoções mais vantajosas.
O e-commerce também permite facilidades como a pesquisa rápida em uma série de lojas diferentes, com acesso aos comentários e opiniões de outros consumidores sobre o produto, Ainda assim, é preciso ter alguns cuidados na hora de comprar pela internet para garantir a segurança e a da transação.
Verifique se a loja online é de confiança e pesquise preços.
Verifique se a loja online é de confiança e pesquise preços.
Foto: iStock/Getty Images / Vivo Mais Saudável
Veja 4 dicas para economizar nas compras on-line
1. Conheça o produto antes
Decida o que você quer comprar e conheça bem o produto, pesquisando em sites, fóruns ou até mesmo com amigos que tenham adquirido o artigo. Se achar necessário, vá até lojas físicas e teste o modelo do celular ou prove o sapato desejado, por exemplo. Assim você decide se realmente é a opção certa para você e garante boas compras on-line.
2. Pesquise em várias lojas
Aproveite a comodidade da internet e pesquise nos sites de busca. Uma boa opção são os serviços que fazem a comparação dos preços de um mesmo produto em várias lojas diferentes, apontando as melhores opções. Pesquise e compare valores, condições de entrega e confiabilidade da loja.
3. Use cupons de desconto
As principais lojas brasileiras oferecem cupons de desconto em alguns sites específicos para compras on-line. Fazendo a busca pelo produto, você pode encontrar descontos de até 50% para a loja com melhor preço no buscador.
4. Aproveite promoções
A frequência de promoções e a porcentagem de desconto na internet é muito maior que nas lojas físicas. Por isso, espere por esses momentos para conferir se o produto desejado está mais em conta e se vale a pena.
Principais cuidados nas compras online
Apesar de todas as facilidades das compras on-line, é preciso ter alguns cuidados para garantir a segurança e a qualidade da transação.
Segundo o serviço de Proteção ao Consumidor (Procon), como o comprador fornece dados pessoais e sigilosos para fechar o negócio, como número do cartão de crédito e endereço, o primeiro passo é cuidar da segurança do computador para evitar que as informações sejam capturadas indevidamente por terceiros.
Além disso, na hora de escolher o site em que serão efetuadas as compras, o consumidor deve assegurar-se de que os responsáveis pela página e as mercadorias ofertadas são de confiança. Para isso, uma boa dica é verificar em sites como o Reclame Aqui se a loja tem uma boa reputação e quais são os tipos de reclamação de outros consumidores.
Desconfie sempre de preços muito baixos, pois há muitas lojas falsas na internet. O comprador on-line também deve exigir o cupom ou a nota fiscal e guardar todos os dados da compra, como itens adquiridos, valor pago, forma de pagamento e número de protocolo ou do pedido.
Depois da compra, caso se arrependa, a pessoa está protegida pelo artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, que permite o cancelamento no prazo máximo de sete dias corridos, contados a partir da data da compra ou do recebimento do produto.
Fonte: Terra - 18/11/2016
Notícias
- 27/11/2024 68,1 milhões de consumidores estavam inadimplentes em outubro
- Inflação já é uma realidade
- Bancos pressionam governo por revisão do teto de juros do empréstimo consignado do INSS
- Black Friday 2024: veja quais são os direitos do consumidor para a data
- Gastos do Bolsa Família aumentaram 47,1% em 2023, aponta IBGE
- TJDFT mantém indenização por cobranças indevidas e assédio telefônico a consumidor
- Um em cada três proprietários de imóveis enfrenta dificuldades para definir preço de venda ou aluguel
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)