AB InBev deixa de fornecer cerveja grátis para funcionário aposentado
Publicado em 18/11/2016
Por décadas, um emprego na Labatt, uma das duas grandes fabricantes de cerveja do Canadá, vinha acompanhado por um benefício incomum: cerveja grátis pelo resto da vida. Mas agora os aposentados da companhia perderam esse privilégio.
Em memorando aos empregados, a empresa, controlada pela gigante da cerveja Anheuser-Bush InBev, disse que começaria a cortar gradualmente a cerveja grátis dos aposentados da companhia, até eliminá-la de vez dentro de dois anos.
"Acho que esse benefício existe desde que os fabricantes de cerveja existem", disse David Bridger, presidente de sindicato que representa operários da cervejaria. Ele previu que a medida solaparia ainda mais o moral dos trabalhadores.
"Certamente as coisas não são mais como no passado, quando existia devoção fanática à marca e à empresa", disse. "Hoje, é só um emprego."
O fim da cerveja vitalícia, anunciado no fim de outubro, parece ser a mais recente medida de contenção de despesas pela AB InBev, cervejaria liderada pelo trio de brasileiros Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles e que adquiriu a canadense em 1995, quando ainda se chamava Interbrew.
Charlie Angelakos, porta-voz da Labatt, afirmou que a empresa "tomou relutantemente" a decisão de cortar a cerveja grátis dos aposentados, depois de estudar benefícios de aposentadoria oferecidos por outros fabricantes de cerveja e de bens de consumo canadenses.
"Nenhuma das empresas que pesquisamos oferece produtos grátis aos seus aposentados", ele afirmou.
A cerveja grátis para aposentados foi cancelada na Molson Coors, a outra grande fabricante canadense de cerveja, há diversos anos. A empresa diz ainda fornecer cerveja de graça a aposentados que estejam "realizando um evento especial, como uma reunião de família".
A quantidade de cervejas gratuitas que os aposentados da Labatt podem retirar a cada ano depende de onde vivem. Uma das fábricas estima que os aposentados retiram cerca de oito caixas de 24 garrafas a cada ano.
Já os funcionários atuais ganham uma caixa de cerveja a cada duas semanas, e caixas extras no Natal, aparentemente em lugar de uma cesta de Natal. Também ganham uma caixa de cerveja no Dia do Canadá. A cerveja gratuita deles será mantida enquanto forem empregados.
Fonte: New York Times - 17/11/2016
Notícias
- 27/11/2024 68,1 milhões de consumidores estavam inadimplentes em outubro
- Inflação já é uma realidade
- Bancos pressionam governo por revisão do teto de juros do empréstimo consignado do INSS
- Black Friday 2024: veja quais são os direitos do consumidor para a data
- Gastos do Bolsa Família aumentaram 47,1% em 2023, aponta IBGE
- TJDFT mantém indenização por cobranças indevidas e assédio telefônico a consumidor
- Um em cada três proprietários de imóveis enfrenta dificuldades para definir preço de venda ou aluguel
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)