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Cinco perguntas que ajudam o consumidor a não perder dinheiro na Black Friday
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Cinco perguntas que ajudam o consumidor a não perder dinheiro na Black Friday

Publicado em 17/11/2016

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Marcada para o próximo dia 25, a data de promoções no comércio, conhecida como Black Friday, pretende estimular a venda de diversos produtos, seja pela internet ou em lojas físicas. Entretanto, tais descontos nem sempre são tão vantajosos para muitos consumidores, que na correria para encontrar os melhores descontos, acabam caindo em golpes e até se endividando.

Assim, listamos algumas perguntas que o consumidor deve verificar, a partir de agora, para não sair no prejuízo na Black Friday.

Quanto posso gastar?

Antes de fazer uma lista dos produtos que pretende adquirir, faça uma análise do valor disponível em conta para realizar as compras, isso pode ajudar a evitar gastos supérfluos ao ver tantos sites e lojas com descontos. Tenha sempre em mente que para manter o seu orçamento equilibrado é preciso ter controle financeiro.

Preciso comprar Isto?

Apesar de diversos produtos apresentarem preços bastante atrativos, é importante consumir de maneira consciente, minimizando assim impactos negativos para o meio ambiente e promovendo a sustentabilidade. Antes da compra tenha sempre em mente a pergunta “eu realmente preciso comprar isto?”.

Qual o valor do produto fora da Black Friday?

Neste período que antecede a Black Friday, é importante que o consumidor acompanhe o preço do produto desejado, evitando assim cair em falsas promoções. Sites de comparação de preços são ótimas ferramentas para encontrar o valor de diversos produtos.

A loja é confiável?

Na hora da compra, o cuidado tem que ser redobrado para evitar cair em armadilhas. O Procon-SP reúne uma lista de sites fraudulentos, que podem ajudar o consumidor a não cair em ciladas.

É recomendável também conferir a situação do  CNPJ da empresa  na página da Receita Federal.

A quem recorrer em caso de problemas com a loja?

Precisando reclamar sobre ofertas não cumpridas, ou algum outro problema enfrentado com alguma loja, o consumidor pode procurar o Procon mais próximo. No Portal temos uma lista com todos os Procons do Brasil.

Fonte: Portal do Consumidor - 16/11/2016

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