Anatel propõe mudança para aumentar reajustes de tarifas na telefonia fixa
Publicado em 11/11/2016
Agência pretende alterar cálculo do Fator X, índice que considera ganhos de produtividade das concessionárias para atualizar preços do serviço
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, nesta quinta-feira (10), uma consulta pública que propõe mudanças no cálculo usado como base para reajustes em tarifas de telefonia fixa. O órgão visa alterar a metodologia do Fator de Transferência X, que considera os ganhos de produtividade das concessionárias que prestam o serviço.
Todos os anos, as tarifas do plano básico de telefonia fixa são corrigidas pelo Índice dos Serviços de Telecomunicações. Deste valor, é descontado o Fator X. Assim, quanto maior o ganho de produtividade das empresas, maior o Fator X, e, consequentemente, menor será o reajuste aplicado nas tarifas.
Mudança em índice de reajustes para telefonia fixa podem elevar reajustes nas tarifas
Entre as mudanças propostas pelo conselheiro da agência e relator do processo, Otávio Rodrigues, está a saída dos dados de produtividade do serviço de banda larga fixa do cálculo do Fator X, permitindo que o índice seja menor e as tarifas tenham reajustes superiores aos atuais. A proposta também prevê que o cálculo do Fator X seja feito de forma individual para cada concessionária e não mais com um valor único para todas as empresas.
Com a aprovação da proposta, a Anatel passaria a realizar o cálculo do Fator X anualmente, e não a cada cinco anos, como acontece no momento. Assim, as empresas usariam índices diferentes para aplicar seus reajustes. Além disso, os processos de incorporações societárias entre as operadoras deverão levar o fator em consideração.
De acordo com Rodrigues, as mudanças vão permitir uma transparência maior no cálculo do Fator X, permitindo prever ganhos de produtividade das empresas. Ele também afirmou que o Ministério da Fazenda será informado sobre as mudanças, já que alterações no reajuste das tarifas têm impacto nos índices da inflação.
Atualmente, o País conta com 42,4 milhões de linhas de telefonia fixa, segundo a Anatel. O serviço é utilizado por cerca de 20,5% da população, sendo 59% dos acessos concentrados entre as concessionárias. A consulta pública estará disponível durante 45 dias no site da agência.
Fonte: Brasil Econômico - 10/11/2016
Notícias
- 27/11/2024 68,1 milhões de consumidores estavam inadimplentes em outubro
- Inflação já é uma realidade
- Bancos pressionam governo por revisão do teto de juros do empréstimo consignado do INSS
- Black Friday 2024: veja quais são os direitos do consumidor para a data
- Gastos do Bolsa Família aumentaram 47,1% em 2023, aponta IBGE
- TJDFT mantém indenização por cobranças indevidas e assédio telefônico a consumidor
- Um em cada três proprietários de imóveis enfrenta dificuldades para definir preço de venda ou aluguel
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)