Consumidor pode renegociar dívidas atrasadas com desconto
Publicado em 10/11/2016
No Rio, evento para consumidor renegociar dívidas vai até sábadoEste mês, Serasa promove Feirão Limpa Nome em três cidades e via web
RIO — Começou nesta terça-feira mais uma edição do Super Feirão Limpa Nome da Serasa. Até sábado, dia 12, de 8h às 18h, o cidadão inadimplente da cidade do Rio de Janeiro pode renegociar pessoalmente as dívidas atrasadas com as empresas participantes, no estacionamento do Shopping Nova América, em Del Castilho. É imprescindível levar CPF e um documento de identidade com foto (RG ou Carteira de Trabalho). No Rio, estão confirmadas as presenças de Bradescard, Bradesco Cartões, Leader, Losango, Recovery, Banco Pan, Net, Claro, Embratel, Casas Bahia e Ponto Frio.
Segundo estudo da Serasa Experian, em agosto deste ano, o país contabilizava 59,3 milhões de inadimplentes, que representa cerca de 40% da população acima de 18 anos. Um levantamento realizado pela Recovery, empresa de negociação de créditos em atraso, aponta que, no primeiro semestre deste ano, o desemprego e o atraso de salários foram as causas de 49% dos endividamentos de consumidores no período. Para efeito de comparação, no mesmo período de 2015, os dois fatores eram a causa principal de apenas 25% dos endividamentos. O descontrole financeiro ainda é responsável por 44% dos casos de inadimplência.
Gerente de Recuperação de Crédito da Serasa, Raphael Salmi lembra quea a situação econômica e o consequente crédito mais escasso afetam o consumidor de maneira geral, mas prejudicam ainda mais quem está inadimplente:
"O consumidor deve aproveitar essas oportunidades para limpar o nome porque as empresas estão dispostas a oferecer boas propostas. Mas ele também pode apresentar alternativas, que realmente caibam em seu bolso para se livrar da inadimplência", diz Salmi. "Estamos numa época de recebimento do 13º salário, para quem está empregado, o que pode ajudar a complementar ou pagar todo o montante da dívida atrasada. Este é o momento para o cidadão limpar o nome".
Todas as empresas participantes do Super Feirão Limpa Nome oferecem vantagens exclusivas aos consumidores para a negociação de pendências financeiras. Para isso, elas têm à disposição diferentes ferramentas de recuperação da Serasa Experian, o que lhes permite uma análise detalhada da situação de cada cidadão. De acordo com Salmi, cada empresa oferece uma proposta individualizada, com o objetivo de facilitar a conversa e proporcionar um bom resultado ao final do acordo.
“A oportunidade de o consumidor negociar uma dívida diretamente com o credor aumenta as chances de um acordo mais satisfatório", explica o executivo.
Versão on-line
O consumidor que não puder ir pessoalmente, assim como cidadãos de todo o país, já pode acessar 24h por dia a versão on-line do evento, no site para fazer a negociação pela internet, sem sair de casa. O Super Feirão Online termina no dia ste mês. Ambas as versões oferecem a oportunidade de renegociar dívidas atrasadas com condições e descontos especiais, diretamente com as empresas credoras.
No ar 24 horas por dia, a versão on-line do Super Feirão Limpa Nome permite renegociar dívidas diretamente com os credores, de qualquer lugar, com segurança e de forma gratuita. O site é desenvolvido em ambiente protegido, o que garante a proteção aos dados do consumidor. Assim, quem não tiver internet em casa, pode usar qualquer computador para negociar.
Várias empresas de diferentes setores vão oferecer oportunidades exclusivas para o consumidor que fizer a renegociação da dívida atrasada dentro do período de 8 a 26 deste mês. São elas: AES Eletropaulo, Banco Bradesco, Bradesco Cartões, Bradescard, Banco Fiat, Banco Itau BBA S/A, Banco Itaucard, Banco Itauleasing S/A, Banco Pan, Cil Com de Informática, Citibank, Claro, Credimed, Credsystem, Darom Móveis, Embratel, Financeira Itau CBD S/A, Hipercard, Itaú, Itaú Unibanco Financeira, Itaucred, Fundo de Renegociação de Débitos, Leader Card, Luizacred, NET, Pernambucanas, Porto Seguro Cartões, Portocred, Supermercados Cidade Canção, Tricard, Unimarka Distribuidora e Zema.
Para participar, basta acessar o site do evento e preencher o cadastro. Após esta etapa, o consumidor será direcionado a uma página onde estarão listadas todas as dívidas que constam na base de dados da Serasa. Nas dívidas com as empresas participantes serão apresentados os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, chat). A partir disso, o cidadão entra em contato as empresas para negociar possíveis descontos e condições de pagamento diferenciados – em alguns casos, é possível que o boleto já esteja disponível, com uma proposta individualizada feita pelo próprio credor. Algumas companhias disponibilizam canais de atendimento com horários específicos de funcionamento.
Na última edição do Super Feirão Limpa Nome Online da Serasa, 5,3 milhões de consumidores acessaram o site para tentar uma renegociação. Desse total, 37% eram de São Paulo, 13,8% do Rio de Janeiro, 8,1% de Minas Gerais, 5,3% do Paraná e 4,2% da Bahia.
Belo Horizonte e São Paulo também vão receber versões presenciais. Na capital mineira, o evento vai acontecer entre os dias 16 e 19 deste mês, das 8h às 18h, no estacionamento do Minas Shopping (Av. Cristiano Machado, 4.000 – União – BH). Em São Paulo, o Super Feirão Limpa Nome será realizado entre os dias 22 e 26 de novembro, das 8h às 18, no Shopping Itaquera (Av. José Pinheiro Borges, s/n – Itaquera – SP). As empresas participantes das edições de BH e SP podem ser conferidas no site do feirão.
No Super Feirão, o cidadão poderá abrir seu Cadastro Positivo, uma importante ferramenta que reúne o histórico de crédito de consumidores e empresas. O Cadastro Positivo permite que as concedentes de crédito vejam as contas pagas, o que pesa na decisão de crédito tanto por parte dos bancos como dos fornecedores, ao contrário do sistema anterior, quando apenas as dívidas não pagas eram consideradas. É regido pela lei 12.414 e está em vigor desde o início de 2013 no Brasil.
"O Cadastro Positivo contribui para reduzir a assimetria de informações e estimular um sistema de precificação mais justa, em que se leva em conta o perfil de risco de cada tomador", explica a diretora do SerasaConsumidor, Fernanda Monnerat.
A abertura do cadastro e a permanência do cidadão na lista são feitas de forma totalmente gratuita. Mais informações, acesse: www.serasaconsumidor.com.br/cadastropositivo
Palestras sobre superendividamento
Em parceria com o SerasaConsumidor, braço do Serasa Experian, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor e Trabalhador (Abradecont) vai participar do II Feirão Limpa Nome Serasa com palestras e orientações aos consumidores superendividados com oobjetivo de alertá-los para evitar o problema. A palestra será ministrada pelo consultor da Abradecont William Rocha, advogado especialista em defesa do consumidor, nesta quinta feira, dia 10.
Umas das participantes do evento, a Recovery lançou um aplicativo, disponível na Apple Store e Google Play, para facilitar o acesso dos inadimplentes às informações e renegociação. Pelo aplicativo, o consumidor pode acompanhar toda a renegociação, antecipar boletos e checar o saldo, além de um atendimento imediato para tirar dúvidas.
"Cerca de 75% dos valores renegociados são por canais eletrônicos, principalmente web, chat e feirões virtuais", explica André Calabró, diretor de Recuperação de Crédito da Recovery.
Consumidor deve se preparar antes de renegociar
O consumidor precisa fazer um bom planejamento antes de negociar uma dívida, colocando na ponta do lápis todas as despesas fixas e as dívidas já assumidas ou previstas. Assim, é possível saber quanto deve sobrar para pagar a nova dívida que será negociada (ou mais, se for o caso), escolhendo quais as condições e formas de pagamento melhor se encaixam no orçamento.
Para ajudar a população, o SerasaConsumidor disponibiliza gratuitamente no site o e-book “Como se preparar para a negociação de dívidas”, com uma série de dicas para fazer uma boa negociação e limpar o nome.
Fonte: O Globo Online - 09/11/2016
Notícias
- 27/11/2024 68,1 milhões de consumidores estavam inadimplentes em outubro
- Inflação já é uma realidade
- Bancos pressionam governo por revisão do teto de juros do empréstimo consignado do INSS
- Black Friday 2024: veja quais são os direitos do consumidor para a data
- Gastos do Bolsa Família aumentaram 47,1% em 2023, aponta IBGE
- TJDFT mantém indenização por cobranças indevidas e assédio telefônico a consumidor
- Um em cada três proprietários de imóveis enfrenta dificuldades para definir preço de venda ou aluguel
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)