Como evitar problemas com as compras no período da Black Friday
Publicado em 07/11/2016
Período que seria uma chance para comprar produtos com grandes descontos pode acabar sendo uma grande farsa em alguns casos. Confira nossas dicas e saiba como fugir das armadilhas para não ser enganado.
Ao invés de ser referência como oportunidade para comprar produtos mais baratos, a Black Friday brasileira é também lembrada pelo grande número de fraudes por parte do comércio nas lojas físicas e virtuais, que se aproveitam do período para forjar descontos e enganar consumidores.
As promoções atraem, porém, se não ficar atento você pode levar o produto pelo mesmo preço ou até mais caro em alguns casos.
Não se deixe enganar
É preciso ter cautela nas compras desta sexta-feira promocional. Tanto para lojas físicas quanto virtuais, você não deve fechar a compra se perceber que os descontos são enganosos e tudo não passa de artifício para vender mais. Vale pesquisar preços em outras lojas para conferir se o produto desejado não está mais barato fora da promoção.
Fique de olho nos preços
Mesmo que os preços sejam convidativos é preciso se cercar de cuidados conferindo prazo de entrega, garantia de que há produto em estoque e verificar se a loja online não faz parte da lista do Procon de sites a serem evitados por terem lesado consumidores. Certifique-se que a loja informa CNPJ, endereço e telefone, com canais de atendimento ao cliente.
Atenção com estoque e entrega de produtos
Confira o prazo de entrega. Caso seja muito longo pode ser indicador de que a empresa não tem o produto em estoque e que provavelmente tentará obtê-lo junto a um fornecedor ou mesmo a um importador. E não deixe de salvar ou imprimir a página de oferta e a confirmação de compra para se documentar em caso de problemas futuros.
Denuncie irregularidades
Ao identificar práticas inadequadas não perca tempo em reclamar e buscar seus direitos. Entre em contato com a PROTESTE para ter assistência e orientações sobre como proceder através dos telefones: 0800-201-3900 (para telefones fixos) ou (21) 3906-3900 (para telefones celulares).
Os lojistas que enganarem os consumidores serão notificados pelo Procon, autuados e poderão pagar multa com base no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
As lojas virtuais são obrigadas por lei a oferecer opção de devolução ou troca de produtos em até sete dias após a compra, mas esse procedimento pode ser burocrático e demorado. Por isso, antes de comprar, pesquise sobre o produto desejado para saber se ele oferece tudo o que você espera dele.
Cuidados para compras virtuais
A PROTESTE tem a Cartilha do Comércio Eletrônico, com uma série de informações – legislação, direitos e deveres do consumidor, do site, cuidados a serem observados e dicas úteis a respeito das várias modalidades de compra virtual existentes hoje no mercado.
BAIXAR CARTILHA
Na compra on-line, fornecemos dados pessoais e sigilosos - como número do cartão de crédito e endereço - para fechar o negócio. Por isso, é importante reforçar a segurança do computador para evitar que essas informações sejam capturadas indevidamente. Confira dicas importantes:
• Mantenha seu sistema operacional e programas atualizados;
• Utilize um antivírus e não se esqueça de também mantê-lo atualizado;
• Tenha cuidado com e-mails e sites falsos que direcionam para arquivos maliciosos;
• E evite fazer compras a partir de computadores públicos, por exemplo.
Fonte: Proteste - proteste.org.br - 04/11/2016
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