<
Voltar para notícias
1584
pessoas já leram essa notícia
Consumidor deve ficar atento ao comprar durante a Black Friday
Publicado em 26/10/2016
Especialistas listam medidas que podem evitar frustração do consumidor ao comprar durante a Black Friday, em novembro
Cautela e pesquisa devem ser seguidas a risca pelos consumidores que pretendem fazer compras durante a Black Friday. O dia de descontos será só no dia 25 de novembro, mas, entidades setoriais e empresas de tecnologia dão algumas dicas para que o consumidor não seja vitima de fraudes e consiga fazer uma compra consciente.
Como em anos anteriores os consumidores identificaram que algumas empresas aumentaram os preços antes da data e simularam super descontos, muitos desanimaram e apelidaram a data de “Black Fraude”.
Há mais de dois anos existe um esforço das redes de varejo e demais segmentos que aderiram ao evento em reverter essa imagem e por consequência, inserir o Black Friday como uma das principais datas sazonais.
Para ajudar o consumidor a ter uma boa experiência de compra na data a camara-e.net e a Braspag elaboraram a cartilha da compra segura. Nela, algumas dicas que podem evitar dor de cabeça.
Dados da loja
Ao entrar no site verifique dados como endereço, telefone fixo ou filial física. Dados como CNPJ e razão social facilitam a pesquisa sobre as empresas e no site da Receita Federal é possível fazer esta consulta.Caso encontre dados como empresa “baixada”, “cancelada” ou “inativa”, desista da compra.
Pesquise sobre a reputação da loja ou site que você escolheu. O Procon traz uma lista atualizada mensalmente de sites não recomendados. Use as redes sociais e opinião de amigos.
As lojas virtuais não são obrigadas a colocar todos os seus produtos na promoção, logo, antes de finalizar a compra confirme se o produto desejado faz parte da promoção da Black Friday. Se tiver dúvidas, contate a empresa.
Sites buscadores de preço podem facilitar na hora da compra. Com eles é possível fazer a comparação de preço, encontrar produtos e serviços que estão em promoção na data. “Uma das primeiras recomendações é pesquisar e comparar preços do item desejado antes e durante o evento. E isso vale tanto para as lojas virtuais quanto para as lojas físicas”, explicou o coordenador do Comitê de Varejo Online da camara-e.net, Leandro Soares.
Tenha antivírus, antispyware, firewall e tudo o que for possível para evitar que qualquer usuário mal-intencionado tenha acesso às suas informações.
Evite utilizar computadores públicos para as compras. Lembre-se de que é possível comprar pelo smartphone ou tablet, além do computador convencional.
Use sites que tragam serviços de pagamento de renome.
Segurança
Verifique se a loja possui conexão de segurança nas páginas em que são informados os dados pessoais do cliente como nome, endereço, documentos e número do cartão de crédito. Geralmente essas páginas são iniciadas por http:// e o cadeado está ativado. A verificação da segurança da loja foi ressaltada pelo diretor de produtos e tecnologia da Certising, Maurício Balassiano. "Essas características demonstram que o site está protegido por um Certificado SSL e que, portanto, está seguro para a troca de informações".
Leia as condições de prazos de entrega e a política de trocas e devoluções antes de finalizar a compra. Assim evita-se problemas futuros. Guarde todas as informações e e-mails referentes à compra, como número do pedido, confirmação de pagamento e código de rastreio do envio.
No ano passado a Black Friday movimentou R$ 1,5 bilhão, recorde na comparação com a edição de 2014 quando o e-commerce faturou R$ 872 milhões.
Cautela e pesquisa devem ser seguidas a risca pelos consumidores que pretendem fazer compras durante a Black Friday. O dia de descontos será só no dia 25 de novembro, mas, entidades setoriais e empresas de tecnologia dão algumas dicas para que o consumidor não seja vitima de fraudes e consiga fazer uma compra consciente.
Como em anos anteriores os consumidores identificaram que algumas empresas aumentaram os preços antes da data e simularam super descontos, muitos desanimaram e apelidaram a data de “Black Fraude”.
Há mais de dois anos existe um esforço das redes de varejo e demais segmentos que aderiram ao evento em reverter essa imagem e por consequência, inserir o Black Friday como uma das principais datas sazonais.
Para ajudar o consumidor a ter uma boa experiência de compra na data a camara-e.net e a Braspag elaboraram a cartilha da compra segura. Nela, algumas dicas que podem evitar dor de cabeça.
Dados da loja
Ao entrar no site verifique dados como endereço, telefone fixo ou filial física. Dados como CNPJ e razão social facilitam a pesquisa sobre as empresas e no site da Receita Federal é possível fazer esta consulta.Caso encontre dados como empresa “baixada”, “cancelada” ou “inativa”, desista da compra.
Pesquise sobre a reputação da loja ou site que você escolheu. O Procon traz uma lista atualizada mensalmente de sites não recomendados. Use as redes sociais e opinião de amigos.
As lojas virtuais não são obrigadas a colocar todos os seus produtos na promoção, logo, antes de finalizar a compra confirme se o produto desejado faz parte da promoção da Black Friday. Se tiver dúvidas, contate a empresa.
Sites buscadores de preço podem facilitar na hora da compra. Com eles é possível fazer a comparação de preço, encontrar produtos e serviços que estão em promoção na data. “Uma das primeiras recomendações é pesquisar e comparar preços do item desejado antes e durante o evento. E isso vale tanto para as lojas virtuais quanto para as lojas físicas”, explicou o coordenador do Comitê de Varejo Online da camara-e.net, Leandro Soares.
Tenha antivírus, antispyware, firewall e tudo o que for possível para evitar que qualquer usuário mal-intencionado tenha acesso às suas informações.
Evite utilizar computadores públicos para as compras. Lembre-se de que é possível comprar pelo smartphone ou tablet, além do computador convencional.
Use sites que tragam serviços de pagamento de renome.
Segurança
Verifique se a loja possui conexão de segurança nas páginas em que são informados os dados pessoais do cliente como nome, endereço, documentos e número do cartão de crédito. Geralmente essas páginas são iniciadas por http:// e o cadeado está ativado. A verificação da segurança da loja foi ressaltada pelo diretor de produtos e tecnologia da Certising, Maurício Balassiano. "Essas características demonstram que o site está protegido por um Certificado SSL e que, portanto, está seguro para a troca de informações".
Leia as condições de prazos de entrega e a política de trocas e devoluções antes de finalizar a compra. Assim evita-se problemas futuros. Guarde todas as informações e e-mails referentes à compra, como número do pedido, confirmação de pagamento e código de rastreio do envio.
No ano passado a Black Friday movimentou R$ 1,5 bilhão, recorde na comparação com a edição de 2014 quando o e-commerce faturou R$ 872 milhões.
Fonte: Brasil Econômico - 25/10/2016
1584
pessoas já leram essa notícia
Notícias
- 27/11/2024 68,1 milhões de consumidores estavam inadimplentes em outubro
- Inflação já é uma realidade
- Bancos pressionam governo por revisão do teto de juros do empréstimo consignado do INSS
- Black Friday 2024: veja quais são os direitos do consumidor para a data
- Gastos do Bolsa Família aumentaram 47,1% em 2023, aponta IBGE
- TJDFT mantém indenização por cobranças indevidas e assédio telefônico a consumidor
- Um em cada três proprietários de imóveis enfrenta dificuldades para definir preço de venda ou aluguel
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)