<
Voltar para notícias
1762
pessoas já leram essa notícia
Câmara de Comércio Eletrônico muda as regras da campanha Black Friday Legal
Publicado em 20/09/2016
Para receberem o selo de credibilidade as lojas online deverão se filiar ao Movimento e-MPE, que busca difundir conhecimento estratégico sobre e-commerce
Em seu quarto ano, a campanha Black Friday Legal, lançada pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net) com o objetivo de dar credibilidade à Black Friday e às lojas participantes e contribuir para a criação de um ambiente de confiança no comércio eletrônico durante a duração da Black Friday, passará por mudanças este ano. terá novas regras e benefícios.
Nova regra
Para ter acesso ao selo BFL 2016, a loja virtual também terá que ser associada ao Movimento e-MPE, programa criado para reduzir a mortalidade dos pequenos negócios do comércio eletrônico, por meio da difusão de conhecimento estratégico sobre o setor e da promoção de benefícios. Entre eles o direito a usar o selo Clique e-Valide e acesso ao Kit de Competitividade Digital, com ofertas de produtos e serviços a custos acessíveis. Também podem participar do Detonaweb, promoção realizada pela entidade no primeiro semestre de cada ano.
Os demais requisitos permanecem os mesmos. A loja tem que inscrever-se no site da campanha (http://blackfridaylegal2016.com.br), aceitar o Termo e Condição de Uso do Black Friday Legal e passar na análise cadastral que a equipe da camara-e.net faz. Essa análise avalia, entre outros itens, a situação da empresa junto à Receita Federal e o cumprimento do Decreto do Comércio Eletrônico, que estabelece que o site deve informar, em local visível, CNPJ, razão social e formas de contato físico e eletrônico (endereço completo e meios de contato, como telefone, e-mail, chat ou SAC).
As inscrições para solicitar o selo já estão abertas. No ano passado, milhares de lojas de todo o país se inscreveram no programa. Dessas, apenas 901 foram contempladas. Para este ano, estima-se que até 2 mil lojas conquistem o direito de usar o selo da campanha.
Benefícios
O ciclo de capacitação, que, neste ano, foi transformado em vídeos de cerca de 20 minutos, em que o participante recebe dicas práticas de planejamento, logística, infraestrutura, legislação, meios de pagamento e marketing para operar seu negócio em datas promocionais.
E todas as empresas que receberem o selo poderão contar com uma plataforma online para resolução de conflitos, mediação e arbitragem. "É uma ferramenta terceirizada que poderá ser acessada pelo consumidor através de um link inserido na loja virtual", comenta Leonardo Palhares, que antes de assumir a presidência da Camara-e.net era do Conselho Consultivo e do Comitê Jurídico da entidade. O consumidor decidirá pelo caminho da conciliação ou, se preferir, o caminhojudicial, mais longo.
Ultimamente, as ações de conciliação têm ganhado força. Em menos de dois anos, a plataforma Consumidor.gov.br registrou mais de 290 mil atendimentos de consumidores, com um índice médio de resolução de 80% dos problemas apontados. Ou seja, nada menos que oito em cada dez reclamações são resolvidas em sete dias.
A intenção dessas ferramentas é fazer com que não seja preciso ir a vários lugares para resolver um problema de consumo, mas apenas acessar a internet. É possível resolver problemas de consumo sem sair de casa.
Em seu quarto ano, a campanha Black Friday Legal, lançada pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net) com o objetivo de dar credibilidade à Black Friday e às lojas participantes e contribuir para a criação de um ambiente de confiança no comércio eletrônico durante a duração da Black Friday, passará por mudanças este ano. terá novas regras e benefícios.
Nova regra
Para ter acesso ao selo BFL 2016, a loja virtual também terá que ser associada ao Movimento e-MPE, programa criado para reduzir a mortalidade dos pequenos negócios do comércio eletrônico, por meio da difusão de conhecimento estratégico sobre o setor e da promoção de benefícios. Entre eles o direito a usar o selo Clique e-Valide e acesso ao Kit de Competitividade Digital, com ofertas de produtos e serviços a custos acessíveis. Também podem participar do Detonaweb, promoção realizada pela entidade no primeiro semestre de cada ano.
Os demais requisitos permanecem os mesmos. A loja tem que inscrever-se no site da campanha (http://blackfridaylegal2016.com.br), aceitar o Termo e Condição de Uso do Black Friday Legal e passar na análise cadastral que a equipe da camara-e.net faz. Essa análise avalia, entre outros itens, a situação da empresa junto à Receita Federal e o cumprimento do Decreto do Comércio Eletrônico, que estabelece que o site deve informar, em local visível, CNPJ, razão social e formas de contato físico e eletrônico (endereço completo e meios de contato, como telefone, e-mail, chat ou SAC).
As inscrições para solicitar o selo já estão abertas. No ano passado, milhares de lojas de todo o país se inscreveram no programa. Dessas, apenas 901 foram contempladas. Para este ano, estima-se que até 2 mil lojas conquistem o direito de usar o selo da campanha.
Benefícios
O ciclo de capacitação, que, neste ano, foi transformado em vídeos de cerca de 20 minutos, em que o participante recebe dicas práticas de planejamento, logística, infraestrutura, legislação, meios de pagamento e marketing para operar seu negócio em datas promocionais.
E todas as empresas que receberem o selo poderão contar com uma plataforma online para resolução de conflitos, mediação e arbitragem. "É uma ferramenta terceirizada que poderá ser acessada pelo consumidor através de um link inserido na loja virtual", comenta Leonardo Palhares, que antes de assumir a presidência da Camara-e.net era do Conselho Consultivo e do Comitê Jurídico da entidade. O consumidor decidirá pelo caminho da conciliação ou, se preferir, o caminhojudicial, mais longo.
Ultimamente, as ações de conciliação têm ganhado força. Em menos de dois anos, a plataforma Consumidor.gov.br registrou mais de 290 mil atendimentos de consumidores, com um índice médio de resolução de 80% dos problemas apontados. Ou seja, nada menos que oito em cada dez reclamações são resolvidas em sete dias.
A intenção dessas ferramentas é fazer com que não seja preciso ir a vários lugares para resolver um problema de consumo, mas apenas acessar a internet. É possível resolver problemas de consumo sem sair de casa.
Fonte: IDGNOW - idgnow.com.br - 15/09/2016
1762
pessoas já leram essa notícia
Notícias
- 27/11/2024 68,1 milhões de consumidores estavam inadimplentes em outubro
- Inflação já é uma realidade
- Bancos pressionam governo por revisão do teto de juros do empréstimo consignado do INSS
- Black Friday 2024: veja quais são os direitos do consumidor para a data
- Gastos do Bolsa Família aumentaram 47,1% em 2023, aponta IBGE
- TJDFT mantém indenização por cobranças indevidas e assédio telefônico a consumidor
- Um em cada três proprietários de imóveis enfrenta dificuldades para definir preço de venda ou aluguel
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)